March 28, 2025
Por 🏆 Seguro Gaúcho | André Bresolin
Em dezembro de 2024, Adriana Lins foi nomeada como Diretora Comercial da SulAmérica. Com sete anos de atuação na companhia, ela integrou a reestruturação comercial da empresa, assumindo a liderança da área comercial nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Na nova função, Adriana Lins passa a atuar como responsável por liderar as equipes de vendas, além de planejar e implementar estratégias para impulsionar as métricas comerciais e fortalecer a presença da SulAmérica no mercado regional. O Seguro Gaúcho realizou uma entrevista exclusiva com a executiva, que abordou diversos enfoques como os resultados de 2024, as tendências de mercado e as novidades da operadora para este ano. Confira abaixo.
Seguro Gaúcho - Com base nos resultados apresentados pela SulAmérica em 2024, que avaliação ou balanço pode ser feita do ano passado?
Adriana Lins - Em 2024, a SulAmérica consolidou ainda mais sua posição de destaque no mercado de saúde e odontologia, apresentando um desempenho financeiro positivo e robusto. Registramos uma receita líquida de R$ 30 bilhões, o que significa um crescimento de 11,3% em relação ao ano anterior, impulsionado por ajustes de preços das carteiras e pela ampliação do número de clientes. A nossa base de beneficiários aumentou 7,5% no ano, totalizando 5,3 milhões de vidas atendidas. Além disso, avançamos na eficiência operacional, com melhora na sinistralidade, que atingiu 82,0%, refletindo uma melhora de 4,4 pontos percentuais em relação a 2023. Também mantivemos um controle disciplinado das despesas administrativas, que se mantiveram estáveis em 4,6% da receita. Nosso EBITDA Ajustado mais que dobrou, atingindo R$ 2,3 bilhões, um avanço expressivo de 131,5%.
Além da receita financeira, ao longo do último ano lançamos mais de 25 produtos focados no atendimento das necessidades do mercado e na sustentabilidade dos resultados setoriais e da companhia. Um exemplo disso, é nosso lançamento recente Cuidado 360, um produto de seguro saúde, que conta com odonto e vida, para empresas de 03 até 199 vidas.
Esses números refletem a solidez da companhia e nossa capacidade de adaptação, garantindo uma perspectiva de crescimento sustentável e contínuo para os próximos anos.
Seguro Gaúcho - Houve alguma mudança de comportamento entre os clientes ou tendências de mercado que tenham se destacado nos últimos tempos?
Adriana Lins - Temos observado uma crescente demanda por atendimento e produtos cada vez mais personalizados, que atendam às necessidades específicas de diferentes públicos e regiões. Em resposta a essa tendência, a SulAmérica tem investido fortemente em inovação para oferecer soluções que acompanhem essas mudanças.
Exemplos disso são os lançamentos do Direto Nacional em algumas praças, um plano de saúde inteligente, projetado para proporcionar acesso aos melhores hospitais, ambulatórios, clínicas e laboratórios de cada região com um excelente custo-benefício, e o SulAmérica Profissões, uma linha de planos de saúde e vida desenvolvida especialmente para atender às necessidades de profissionais de diversas áreas, com cobertura e benefícios ajustados às especificidades de cada profissão.
Além disso, notamos um crescente valor atribuído pelos clientes a benefícios e comodidades que vão além do plano convencional, o que nos motivou a olhar para nossa oferta e para os clientes de maneira mais completa, considerando suas necessidades, além da parte médica propriamente dita. Nesse sentido, lançamos diversos serviços, como o Saúde na Tela, que possibilita consultas virtuais, e a parceria com a Wellhub, um benefício corporativo que oferece aos assinantes acesso a uma ampla gama de serviços relacionados à atividade física e saúde mental, com um excelente custo-benefício.
Seguro Gaúcho - Quais são as novidades da SulAmérica para 2025 em relação a produtos?
Adriana Lins - para 2025, a SulAmérica seguirá apostando em produtos que ampliem o acesso da população à saúde de qualidade, aliando um melhor equilíbrio entre custo e valor agregado. Um exemplo dessa estratégia é a Linha Vital (Clássico e Especial), lançamento recente (nas praças SP e RJ) que oferece uma rede bem estruturada, focada na combinação inteligente entre acessibilidade, benefícios agregados e atendimento de excelência, reforçando nosso compromisso em proporcionar soluções inovadoras e alinhadas às necessidades dos nossos
Seguro Gaúcho - Existem ações especiais ou campanhas da seguradora para esse ano?
Adriana Lins - Sim, no final de 2024, lançamos a campanha "Acelera 2025", com o objetivo de estreitar ainda mais nossa relação com os corretores e expandir nossa presença no mercado. Para essa iniciativa, organizamos encontros em diversas regiões do Brasil, onde realizamos apresentações comerciais, debates sobre as principais tendências do setor e promovemos momentos de networking.
Seguiremos com o Programa de Reconhecimento ao Corretor, o PRA, um conjunto de ações que premia os corretores, estimulando suas vendas e favorecendo um crescimento mútuo e rentável. Acreditamos que campanhas como essas nos permitem ser mais assertivos na comunicação e nas soluções para nossos parceiros, ao mesmo tempo em que os engajamos de forma eficaz e motivadora.
Seguro Gaúcho - Quais são as expectativas e os principais focos estratégicos da SulAmérica para 2025?
Adriana Lins - Nossas expectativas para 2025 são otimistas. Estamos focados em ampliar nossa participação no mercado de saúde e odontologia, com investimentos contínuos em inovação e tecnologia para oferecer produtos e serviços que atendam nossos clientes com ainda mais personalização e excelência. Além disso, seguimos fortalecendo as parcerias com corretores e demais stakeholders, garantindo um crescimento sustentável e a manutenção da qualidade de nossos serviços.
VEJA TAMBÉM
Executivo avalia sua passagem pela presidência do CVG-RS e fala sobre legado, propósito e futuro profissional
Intervenção visual é realizada em uma das regiões de maior circulação da cidade
Especialista explica como a combinação de previdência e seguro de vida pode blindar o patrimônio e preserv ...



