Publicidade


Leonardo Lourenço assume cargo estratégico no grupo MAG Seguros e projeta expansão com foco em inovação, inclusão e performance

Expectativa é que a sinergia entre os braços do grupo fortaleça ainda mais a posição da companhia



Geral
April 23, 2025

Por Sonho Seguro
leonardo-lourenco-assume-cargo-estrategico-no-grupo-mag-seguros-e-projeta-expansao-com-foco-em-inovacao-inclusao-e-performance

Com uma trajetória consolidada no setor de seguros, Leonardo Lourenço assumiu em 2025 a função de diretor estatutário de Marketing, Comercial, Tecnologia e Operações do Grupo MAG, acumulando também a liderança da Simple2u e da MAG Capitalização. Com 26 anos de carreira no mercado, sendo 20 deles dentro do Grupo MAG, Lourenço presenciou e protagonizou a transformação de uma seguradora de médio porte em um conglomerado robusto, com atuação ampla em soluções de proteção financeira para públicos diversos — da alta renda a famílias em situação de vulnerabilidade, gestão de ativos, que inclui fundos abertos e fechados, públicos e privados.

A visão estratégica ampliada de Lourenço impulsiona a integração entre os diferentes braços do grupo MAG, que conta com empresas como MAG Seguros, MAG Investimentos, MAG Fundos de Pensão, MAG Finanças e o Instituto de Longevidade MAG.

“O desafio e as oportunidades da área sob minha tutela são imensos, porque envolvem desde a criação de produtos até a entrega de uma jornada fluida para a diversa cadeia de clientes que temos. Estar à frente de tecnologia, operações, comercial e marketing permite enxergar as oportunidades com muito mais clareza”, avalia.

Formado em Administração, com MBA em Marketing e especialização em Marketing Digital, Lourenço ingressou no grupo em 2005, quando a empresa ainda dava seus primeiros passos rumo à expansão. “A MAG era pequena e fui acompanhando esse crescimento acelerado, o que permitiu criar e testar muitas soluções com liberdade. Essa inquietude é uma marca que trago até hoje”, afirma o executivo.

Com passagens por áreas como Marketing, Tecnologia e Produtos, Lourenço idealizou e implantou soluções digitais inovadoras, como a Simple2u — criada após a aprovação da companhia no Sandbox Regulatório da Susep. Voltada para seguros massificados de curta vigência, a insurtech passou a explorar novos modelos de distribuição com foco em praticidade e uso sob demanda.

“Começamos com seguros por horas, diaa e meses, como para residências ou equipamentos eletrônicos, e agora vamos além, com contratos pelo período anual. Isso nos permite dialogar com um novo perfil de consumidor e também levar oportunidades ao corretor tradicional, algo que antes não era viável pelas regras do Sandbox”, explica. O Grupo, que completou 190 anos em janeiro de 2025, vem registrando os melhores resultados comerciais dos últimos anos.

No primeiro trimestre deste ano, geralmente considerado o mais fraco para o setor de seguros, a MAG Seguros registrou crescimento de 24% nas vendas. A meta é chegar a um avanço de 30% até o fim do ano. Segundo Lourenço, o desempenho foi puxado por canais parceiros e pelo portfólio atualizado, com destaque para a linha “Vida Toda”, voltada ao varejo, e a “Private Solutions”, com foco na alta renda.

“Atualizamos coberturas, como por Morte e Adiantamento por Doença Terminal, e investimos em jornadas digitais que simplificam o processo de contratação e solicitação de benefícios, reduzindo consideravelmente o tempo de preenchimento com tecnologia inteligente”, destaca.

A atuação de Lourenço também reforça o compromisso do grupo MAG com a inclusão. Um dos pilares dessa estratégia é a F Seguros, criada em parceria com a Favela Holding. Utilizando a infraestrutura tecnológica da Simple2u, o projeto já alcança comunidades cariocas como Rocinha, Complexo da Penha, e paulista, como Brasilândia e Paraisópolis, atingindo cerca de 300 mil pessoas.

“O objetivo é criar soluções com quem vive a realidade da favela. Eles dizem o que precisam, e nós pensamos em como cobrir. Já temos produtos com coberturas como morte, funeral, sorteio de cesta básica, e queremos evoluir para proteção a pequenos empreendedores, doenças graves e outros riscos cotidianos”, explica.

Para Lourenço, um dos diferenciais dessa operação está na capilaridade e autenticidade da comunicação: os próprios moradores das favelas atuam na venda dos produtos, com histórias inspiradoras e poder de conexão. “Muitas empresas gastam milhões com marketing. Lá, a força está na vivência de quem oferece. E o resultado é a adimplência acima da média, com produtos acessíveis, como o seguro de morte com valor médio de R$ 40 mensais”, relata.

A reorganização do grupo no ano passado, com a permanência de Helder Molina como CEO e a atuação estratégica do Conselho Consultivo — que reúne nomes como Marco Antônio Gonçalves, Gilmar Melo Mendes, José Carlos Mota, Luiz Cláudio Friedheim, Osmar Navarini e Renato Russo — abriu espaço para aceleração da estratégia multicanal e a consolidação de um ecossistema único.

“A estrutura está pronta para sua expansão. Agora é hora de tirar partido dela, integrar as operações e potencializar nossas frentes com uma proposta forte, clara e completa de proteção para todos os perfis”, resume Lourenço. Além da forte presença em seguros, o grupo MAG se destaca por oferecer soluções para fundos de pensão, com atuação em três frentes: patrocinados, públicos e instituídos. A companhia oferece, em combo ou individualmente, gestão de investimentos, administração e cobertura de risco de morte e invalidez, com 80% de market share neste último segmento.

“São fontes de receita relevantes e complementares. E com uma empresa de tecnologia própria cuidando da gestão dos fundos, conseguimos entregar eficiência e robustez para nossos clientes institucionais”, diz.

O objetivo do grupo MAG é crescer 15% ao ano, ritmo mantido nos últimos períodos, após encerrar 2024 com R$3,2 bilhões em arrecadação. Com a atuação de Lourenço, a expectativa é que a sinergia entre os braços do grupo — da alta renda às soluções massificadas e sociais — fortaleça ainda mais a posição da companhia no mercado.

“O grupo MAG construiu ao longo do tempo uma arquitetura organizacional que permite abraçar o ciclo de proteção financeira de forma completa. Agora é hora de transformar tudo isso em uma proposta ainda mais potente de geração de valor e impacto social”, conclui o executivo.





Publicidade


VEJA TAMBÉM


do-cvg-rs-a-novos-projetos-o-proximo-capitulo-de-jean-figueiro
Do CVG-RS a novos projetos: o próximo capítulo de Jean Figueiró

Executivo avalia sua passagem pela presidência do CVG-RS e fala sobre legado, propósito e futuro profissional


grupo-bradesco-seguros-transforma-nova-sede-na-avenida-paulista-em-palco-de-projecoes-de-fim-de-ano
Grupo Bradesco Seguros transforma nova sede na Avenida Paulista em palco de projeções de fim de ano

Intervenção visual é realizada em uma das regiões de maior circulação da cidade


faz-sentido-ter-um-seguro-de-vida-apos-a-aposentadoria
Faz sentido ter um seguro de vida após a aposentadoria?

Especialista explica como a combinação de previdência e seguro de vida pode blindar o patrimônio e preserv ...









topo