April 29, 2025
Por 🏆 Seguro Gaúcho | Andréia Pires
Ao completar sete anos de atuação, a AUTOVIST se firma como uma das principais referências em vistorias digitais no Brasil e América Latina. De acordo com Umile Ritacco, diretor executivo da empresa, o crescimento expressivo está diretamente ligado a determinação com que ele e sócio Daniel Figueiredo, apostaram estrategicamente em tecnologia e na atuação voltada aos mercados financeiro e automotivo, com foco em seguradoras, financeiras, consórcios, locadoras, revendas e montadoras.
Fundada em 2017 e hoje a maior empresa do Grupo ForRisk — que também detém as marcas CheckView, Tabela Somos e Squady —, a AUTOVIST destinou 90% dos investimentos em novas tecnologias, transformando o modelo de vistoria prévia presencial em um processo digital. A implementação de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data proporcionou uma maior precisão nas análises, diferenciais que, segundo Ritacco, posicionaram a empresa à frente dos métodos tradicionais. Durante a pandemia, essa transformação foi crucial para manter a operação do setor, oferecendo uma solução segura para o momento.
Diferenciais competitivos
Entre os principais diferenciais competitivos da companhia estão a agilidade nos processos, com feedback quase instantâneo, a segurança dos dados, garantida por sistemas de criptografia avançados, e a excelência na experiência do usuário, com interfaces intuitivas e aplicações mobile. A empresa também se destacou pela aproximação estratégica com corretoras de seguros, pela atuação em eventos relevantes como CONEC, CQCS e INSURTECH BRASIL, e pelo reconhecimento no mercado, sendo escolhida pela INSURTALK como uma das 100 empresas mais inovadoras e premiada duas vezes com o Gaivota de Ouro pela revista Seguros Total.
Impacto na jornada dos segurados
Com mais de 4 milhões de vistorias realizadas, a AUTOVIST tem impactado diretamente a jornada dos segurados e a operação das seguradoras e corretoras. “Facilitamos a captura de fotos do veículo com um processo intuitivo e tutorial nativo, e nossos consultores acompanham o agendamento em tempo real, trazendo transparência e clareza ao processo”, destaca Ritacco. Atualmente, 90% das vistorias abertas no aplicativo são efetuadas diretamente pelos segurados, e o índice de satisfação (NPS) atinge a marca de 94.
Além de simplificar a jornada, a digitalização dos processos trouxe ganhos em eficiência, transparência e redução de custos operacionais para as seguradoras. A inovação contínua é evidenciada pelo lançamento de relatórios detalhados, dashboards interativos e soluções cocriadas com parceiros e clientes. Uma das conquistas mais expressivas foi a detecção de padrões de risco, que resultou em uma economia de mais de R$ 80 milhões em prevenção de fraudes.
De olho no futuro e nas novas tecnologias
As soluções da AUTOVIST envolvem tecnologias como Inteligência Artificial, Machine Learning, plataformas mobile e web, criptografia avançada e Internet das Coisas (IoT). Para Umile, o uso desses recursos remodelou os processos tradicionais, trazendo agilidade, aumentando a confiabilidade e fortalecendo os mecanismos antifraude.
Olhando para o futuro, a AUTOVIST projeta uma expansão geográfica para novos países nas Américas e Europa, além do desenvolvimento de novas tecnologias como realidade aumentada para treinamento e simulação de vistorias e análise preditiva para detecção de padrões de risco. A empresa também reforça seu compromisso com a sustentabilidade, promovendo a digitalização de processos para reduzir o uso de papel, combustível e outros recursos, e buscando otimizar a eficiência energética.
"Os investimentos em tecnologia, a cultura de inovação, as parcerias estratégicas e a busca pela eficiência operacional continuarão sendo os pilares do sucesso da AUTOVIST, abrindo caminho para novas soluções e expansão no mercado global", afirma o executivo.
VEJA TAMBÉM
Com experiência no seguro de pessoas, Giba dará continuidade à expansão do CVG-RS
Solução promete acelerar cotações, ampliar território comercial e redefinir a experiência de venda de plan ...
Canal Corretor consolida "jornada dos corretores" assumindo as áreas Comercial Corporate e de Experiência ...



