May 22, 2025
Por 🏆 Seguro Gaúcho | Andréia Pires
A cidade de Porto Alegre, uma das cinco capitais com maior volume de prêmios emitidos no Brasil, foi palco de mais um passo importante na trajetória de crescimento da Azos, insurtech especializada em soluções inovadoras para o seguro de vida. O evento, realizado no dia 20 de maio, reuniu corretores, parceiros e profissionais do setor, consolidando a capital gaúcha como um dos principais focos da empresa em sua estratégia nacional de expansão.
Com mais de R$450 milhões em prêmios emitidos (GWP sem banco) e mais de 3 mil corretores ativos registrados na Susep, Porto Alegre aparece como a 12ª colocada no ranking da Azos em 2024, respondendo por 1% do prêmio ganho anual da empresa. Somente desde setembro do ano passado, já são 227 corretores cadastrados na Região Metropolitana, demonstrando o apetite local por soluções digitais, ágeis e centradas na experiência do cliente.
Durante o encontro, Bernardo Ribeiro, cofundador e CMO da companhia, apresentou a visão da empresa para o mercado gaúcho, reforçando o compromisso de, junto aos corretores parceiros, democratizar o acesso à proteção financeira em Porto Alegre e em todo o Rio Grande do Sul. “O corretor faz o mais difícil, que é vender seguro de vida. Nossa missão é apoiá-lo com ferramentas tecnológicas, agilidade e transparência para facilitar esse trabalho e garantir que mais brasileiros estejam protegidos”, destacou.
Um modelo disruptivo que ganha força
Fundada em 2020, a Azos nasceu do desejo de resolver as principais dores enfrentadas por clientes e corretores diante de um mercado tradicional, muitas vezes marcado por processos burocráticos e pouca flexibilidade. Desde então, a insurtech captou mais de R$250 milhões em investimentos com fundos de renome mundial, como Kaszek, Maya Capital, Munich Re Ventures e Prosus, além de nomes como Hans Tung e Kevin Efrusy — que também investiram em empresas como TikTok, Airbnb e Facebook.
A empresa opera em parceria com duas gigantes do setor: a Excelsior Seguros, responsável pela emissão das apólices — uma seguradora tradicional brasileira com mais de 80 anos de história — e a Swiss Re, a segunda maior resseguradora do mundo, que garante a robustez do capital segurado.
Tecnologia a favor dos corretores
A insurtech também tem se destacado pelo investimento contínuo em ferramentas digitais. O aplicativo destinado a corretores, por exemplo, permite o controle total da operação na palma da mão, incluindo emissão de apólices pelo celular, gestão da carteira de clientes e acompanhamento de indicadores de desempenho. Já o Cotador Inteligente, disponível via WhatsApp, e o Comparador Azos otimizam o tempo nas vendas, oferecendo análises práticas de apólices existentes e permitindo ajustes em tempo real.
Outro diferencial importante é a busca ativa por beneficiários, que evita que seguros deixem de ser pagos por falta de comunicação. A empresa realiza checagens mensais de CPF e entra em contato com o corretor para iniciar o processo de sinistro quando necessário. Em um dos casos recentes, um pagamento foi autorizado em apenas 6 horas e 17 minutos, destacando a agilidade da plataforma.
Olhar para o futuro
Além de apresentar a nova campanha Passaporte Azos - Dubai 2026, voltada para o engajamento dos corretores, o evento também serviu para reforçar as metas ambiciosas da insurtech, entre elas, o plano de em 10 anos ser a maior e mais respeitada empresa de Seguro de Vida da América Latina. “Não tem como deixar o Rio Grande do Sul de fora, pelo contrário, aqui é um das maiores estados do Brasil em Seguro de Vida. A gente está muito animado com os corretores que estão aqui. Temos hoje ex-campeões das maiores seguradoras do mundo nesse jantar conosco, que estão extremamente encantadas e escolherem a Azos como a principal parceira”, enfatizou Bernardo.
Com o suporte de parceiros sólidos e a confiança dos maiores fundos de investimento globais, a companhia aposta na combinação de inovação tecnológica, atendimento humanizado e parcerias com corretores comprometidos com um novo jeito de proteger vidas.
“A Azos nasceu com o objetivo de desburocratizar o Seguro de Vida e é legal de ver que o gaúcho é um povo pragmático e a gente tem esse pragmatismo na nossa essência. É tudo sim ou não e estamos muito animados com o crescimento aqui no Rio Grande do Sul. Confesso que foi um crescimento mais lento do que a média, mas agora parece que estourou a bolha e estamos crescendo absurdamente”, destacou o cofundador e CMO da companhia.
Sobre o foco no crescimento dentro do Estado e a possibilidade de abrir uma sede na região, Ribeiro afirmou que a empresa funciona muito bem no trabalho remoto, o que se assemelha muito a cultura de marcas como a Nubank e iFood, mas não descarta a possibilidade de locais para atendimento presencial. “É de se esperar escritórios espalhados no Brasil inteiro. Isso já foi uma demanda dos curitibanos, tanto que criamos um ponto de apoio em Curitiba. Estamos analisando outro em Brasília e pode ser que seja estratégico ter um escritório aqui no Sul”, antecipou.
A programação também contou com a participação de André Rezende, Head de Treinamento de Negócios da Azos, que destacou os produtos da companhia, bem como seus diferenciais e benefícios. Julio Santos, Head Comercial Sul/RJ, também falou aos profissionais presentes, apresentando detalhes sobre o plano de comissionamento e formas de reconhecimentos trabalhadas pela companhia, bem como campanhas ativas. Na oportunidade, ocorreu a entrega de placas de Corretor Ouro e Corretor Bronze a dois corretores gaúchos pelo desempenho apresentado em vendas.
VEJA TAMBÉM
Com experiência no seguro de pessoas, Giba dará continuidade à expansão do CVG-RS
Solução promete acelerar cotações, ampliar território comercial e redefinir a experiência de venda de plan ...
Canal Corretor consolida "jornada dos corretores" assumindo as áreas Comercial Corporate e de Experiência ...



