Publicidade


Inteligência Artificial reduziu tempo de duração de processos judiciais na Generali

Conheça o projeto que utiliza tecnologia de ponta para proporcionar agilidade e confiança na tomada de dec ...



Seguradora
June 11, 2025

Por Generali
inteligencia-artificial-reduziu-tempo-de-duracao-de-processos-judiciais-na-generali

A seguradora Generali Brasil conseguiu reduzir em 72% o tempo de duração de processos judiciais em casos elegíveis com a utilização de ferramentas tecnológicas, como Inteligência Artificial, Legal Analytics, Automação de Processos Robóticos e a adoção de plataformas de Online Dispute Resolution, em um trabalho batizado como "Projeto Agilita".

Isso só foi possível, de acordo com Conrado Gordon, Chief Insurance Officer da Generali Brasil, porque a empresa se preocupou em atacar de frente um dos maiores gargalos do setor de seguros: a gestão e resolução de litígios. "A ideia foi criar um modelo disruptivo que não apenas utilizasse tecnologia de ponta, mas a integrasse de forma estratégica. A utilização acontece especialmente em carteiras complexas como a de seguros de Vida, direcionada às coberturas de invalidez por acidente e doença", explica o executivo.

Para Conrado, a força principal do projeto é a combinação sinérgica de diferentes tecnologias aplicadas ao fluxo processual. "A IA e o Legal Analytics são usados para realizar um mapeamento profundo do comportamento dos processos, monitorando em tempo real o andamento judicial, identificando padrões e gerando insights preditivos cruciais".

Isso permitiu o abandono da postura reativa tradicional e a adoção de uma estratégia proativa, antecipando e tomando decisões mais certeiras. "Isso porque a Automação de Processos Robóticos (RPA) complementa essa inteligência, otimizando fluxos de trabalho e automatizando decisões operacionais com base nos dados analisados anteriormente pela IA", destaca.

Além disso, a adoção de plataformas de Online Dispute Resolution (ODR) como meio primário para buscar acordos representa um avanço significativo, oferecendo um canal digital ágil e menos adversarial para a negociação entre as partes.

O executivo analisa que o Agilita potencializou o elemento humano dentro da Generali. "O projeto minimizou desgastes emocionais e financeiros dos segurados envolvidos em disputas, liberou equipes de tarefas repetitivas e burocráticas, proporcionando maior agilidade ao nosso dia a dia".

Para a Generali, no cerne do Agilita está o compromisso de servir melhor o cliente, mesmo nos momentos mais delicados, demonstrando que eficiência e empatia podem, sim, caminhar juntas. "Os resultados falam por si: além da expressiva redução no tempo processual, tudo isso já gerou economias substanciais em reservas e custos com perícias, aumentou significativamente a taxa de acordos em cenários desfavoráveis e contribuiu para restaurar a imagem da marca junto aos clientes e aliviar a sobrecarga do sistema judiciário", finaliza.

O Projeto Agilitá foi idealizado por Gustavo Natal, Head de Sinistros, em coautoria com Patrícia Kalache, Gerente de Sinistros Judiciais, contou ainda com a coparticipação ativa das advogadas Danielle Gomes e Natália Martines, que contribuíram para o desenvolvimento e operacionalização jurídica da iniciativa, garantindo a integração dos aspectos legais com os avanços tecnológicos propostos.





Publicidade


VEJA TAMBÉM


gilberto-giba-bittencourt-assume-a-presidencia-do-cvg-rs-a-partir-de-2026
Gilberto “Giba” Bittencourt assume a presidência do CVG-RS a partir de 2026

Com experiência no seguro de pessoas, Giba dará continuidade à expansão do CVG-RS


affix-apresenta-hannah-a-ia-que-transforma-o-whatsapp-no-novo-escritorio-de-vendas-dos-corretores-de-saude
Affix apresenta Hannah, a IA que transforma o WhatsApp no novo ‘escritório de vendas’ dos corretores de saúde

Solução promete acelerar cotações, ampliar território comercial e redefinir a experiência de venda de plan ...


mapfre-reorganiza-estrutura-no-brasil
MAPFRE reorganiza estrutura no Brasil

Canal Corretor consolida "jornada dos corretores" assumindo as áreas Comercial Corporate e de Experiência ...









topo