June 11, 2025
Por 🏆 Seguro Gaúcho | Andréia Pires
Com origem no Sandbox Regulatório da Susep e foco em descomplicar o acesso ao seguro, a Novo Seguros tem se destacado no mercado ao investir em tecnologia, atendimento humanizado e soluções personalizadas. Segundo Rafael Mendonça, sócio-diretor da companhia, o corretor é tratado como um verdadeiro parceiro estratégico, sendo o centro das ações comerciais e de inovação da seguradora.
“Na Novo Seguros, o corretor é um parceiro estratégico na construção de um mercado mais simples e acessível”, afirmou Mendonça. Ele explica que, por isso, a empresa tem apostado em soluções que facilitem o dia a dia desses profissionais, como a atualização do Portal do Corretor, com ferramentas de cotação mais ágeis e intuitivas, além de treinamentos práticos e conteúdos digitais. A seguradora também destaca o atendimento humanizado, com suporte direto de um Gerente Comercial.
Entre as novidades que reforçam esse compromisso estão a futura integração da Novo à plataforma de multicálculo e a implementação da opção de pagamento via cartão de crédito. Segundo o executivo, essas iniciativas tornam o processo mais flexível para o cliente e mais competitivo para o corretor. Produtos específicos como o Seguro Franquia e o seguro auto para motoristas de aplicativo e táxi são exemplos da escuta ativa que a companhia mantém com seus parceiros.
No aspecto estrutural e tecnológico, a Novo tem avançado na automação inteligente e na digitalização do setor de sinistros. “Todo o processo pode ser monitorado diretamente pelo site da companhia, com atualizações em tempo real e uma linha do tempo interativa que traz mais transparência e previsibilidade”, explica Rafael. A cada atualização, corretores e segurados são notificados por e-mail com explicações claras sobre o status do processo.
Essa busca por eficiência se estende também ao fortalecimento da escuta ativa. “Os produtos que colocamos no mercado nascem de conversas reais com corretores, que vivem o dia a dia da venda e conhecem profundamente as dores e expectativas dos clientes”, pontua Mendonça. Ele acrescenta que a proximidade com os corretores é essencial para aprimorar coberturas, fluxos de atendimento e até detalhes operacionais.
Com os olhos voltados para o futuro, o executivo destaca o papel da tecnologia no desenvolvimento de produtos. Ferramentas de Business Intelligence (BI) e Inteligência Artificial (IA) estão no radar da companhia para permitir análises preditivas e oferecer seguros cada vez mais personalizados. “Os produtos de seguro caminham para um nível de personalização muito mais alto”, afirma Rafael.
No campo regulatório, o sócio diretor da companhia, enxerga um cenário promissor. Para ele, a Susep tem avançado na flexibilização de produtos e na digitalização dos processos, abrindo caminho para soluções mais alinhadas à nova realidade digital do consumidor brasileiro.
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