Publicidade


Pelo 2º ano consecutivo, Tokio Marine lidera Ranking de Diversidade GPTW Brasil na categoria 50+

Seguradora também foi reconhecida como uma das melhores empresas para as mulheres trabalharem



Seguradora
June 26, 2025

Por Tokio Marine
pelo-2-ano-consecutivo-tokio-marine-lidera-ranking-de-diversidade-gptw-brasil-na-categoria-50

A Tokio Marine foi destaque na cerimônia de premiação do Ranking de Diversidade GPTW Brasil, realizada na última terça-feira, 24, em São Paulo. A Seguradora foi reconhecida em duas categorias: 50+, na qual conquistou o primeiro lugar e Mulher, reforçando seu compromisso com a promoção da diversidade e inclusão no ambiente corporativo para os seus mais de 2,4 mil colaboradores ao redor do País.

Essa é a oitava vez que a Companhia é premiada como uma das melhores empresas para a mulher trabalhar e a quinta vez para as pessoas acima de 50 anos. "A Tokio Marine tem a diversidade como um de seus pilares estratégicos. A alta liderança da Companhia incentiva, estimula e apoia ativamente ações voltadas à inclusão, à equidade e ao estabelecimento de um ambiente de trabalho amplo e plural, no qual todos podem ser quem são, sem qualquer tipo de discriminação. O reconhecimento por mais um ano no Ranking de Diversidade GPTW Brasil reflete o nosso comprometimento em fortalecer esses valores entre nossos Colaboradores", comenta Luciana Amaral, Diretora de Pessoas, Planejamento e Sustentabilidade da Tokio Marine.

Nos últimos anos, a Seguradora vem consolidando suas ações de diversidade e inclusão sob o selo "Tokio com Todos", que reúne projetos voltados à promoção da igualdade de oportunidades no ambiente corporativo. As ações contemplam a inclusão de mulheres, pessoas com deficiência, profissionais com mais de 50 anos, entre outros grupos, promovendo a valorização da diversidade de pensamento e o respeito à singularidade de cada pessoa.

Como parte dessa iniciativa, em 2019, a Companhia criou o Grupo de Diversidade e Inclusão, com o objetivo de fomentar a conscientização, promover debates e incentivar a troca de experiências voltadas à construção de um ambiente corporativo mais igualitário e equitativo. A iniciativa abrange cinco grupos de afinidade — gênero, gerações, pessoas com deficiência, raças e etnias, e LGBTI+ — formados por colaboradores que, de forma voluntária, se dedicam a promover o avanço de pautas e ações afirmativas em toda a Companhia.

Em 2023, a Tokio Marine reforçou esse compromisso com a realização estratégica do primeiro Censo de Diversidade. Realizado a cada dois anos, a iniciativa tem o intuito de fornecer subsídios valiosos para o desenvolvimento de ações ainda mais alinhadas ao perfil e às necessidades de seus Colaboradores. O Censo é respondido de maneira voluntária e a edição mais recente, realizada em 2025, teve adesão de 80%, o que reforça o sentimento de pertencimento dos Colaboradores ao responder a pesquisa. Além disso, a partir deste ano a iniciativa faz parte do processo de admissão de novos funcionários.

"É cada vez mais evidente o compromisso das empresas com a evolução das pautas de diversidade e inclusão, especialmente no setor de seguros, impulsionado pela união de esforços e pela troca constante de melhores práticas. Na Tokio Marine, por exemplo, temos a honra de participar da Comissão de Diversidade da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização – CNSeg – além de apoiar diversas iniciativas voltadas para esse tema. Acreditamos que esse movimento ganha força justamente por meio da convergência e colaboração entre as empresas.", finaliza Luciana.

Dentre os principais projetos voltados à equidade de gênero da Tokio Marine, está a promoção de eventos, palestras e workshops conduzidos por especialistas com a finalidade de gerar uma maior conscientização sobre esses temas, além de promover suporte emocional às Colaboradoras para enfrentarem os desafios da carreira. Em 2024, o pilar de Gênero do Grupo de Diversidade da Tokio Marine, lançou uma importante iniciativa de conscientização e responsabilidade social: um videocast especial sobre a Violência Contra a Mulher, com foco na Lei Maria da Penha, com os diferentes tipos de violência previstos na lei – física, psicológica, sexual, patrimonial e moral – trazendo informações relevantes tanto para o público interno quanto para a sociedade em geral.

A Companhia também disponibiliza ações dedicadas à prevenção e saúde feminina, como o Programa Gestante, com palestras mensais sobre maternidade, amamentação, desenvolvimento motor do bebê, armazenamento de leite e parto, entre outros temas.

Atualmente, 56,6% do quadro de Colaboradores da Tokio Marine é feminino e 44,5% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres. Em 2024, o percentual de mulheres promovidas foi de 57,3%.

Na esfera de combate ao etarismo, um projeto de grande destaque na Companhia foi o programa Toque de Vivência, criado para promover a contratação de profissionais com idade acima de 50 anos. A iniciativa deixou um verdadeiro legado para a Tokio Marine - após a sua criação, o número de contratações de pessoas 50+ cresceu de maneira expressiva. Ainda com o objetivo de promover a inclusão dos Colaboradores dessa faixa etária, a Seguradora promove o Bate-Papo intergeracional – Foco em Equidade e Fomento do Pilar 50+. O programa conta com palestras sobre diversidade etária, impactos nos negócios, carreira e planejamento de aposentadoria, entre outros temas.





Publicidade


VEJA TAMBÉM


gilberto-giba-bittencourt-assume-a-presidencia-do-cvg-rs-a-partir-de-2026
Gilberto “Giba” Bittencourt assume a presidência do CVG-RS a partir de 2026

Com experiência no seguro de pessoas, Giba dará continuidade à expansão do CVG-RS


affix-apresenta-hannah-a-ia-que-transforma-o-whatsapp-no-novo-escritorio-de-vendas-dos-corretores-de-saude
Affix apresenta Hannah, a IA que transforma o WhatsApp no novo ‘escritório de vendas’ dos corretores de saúde

Solução promete acelerar cotações, ampliar território comercial e redefinir a experiência de venda de plan ...


mapfre-reorganiza-estrutura-no-brasil
MAPFRE reorganiza estrutura no Brasil

Canal Corretor consolida "jornada dos corretores" assumindo as áreas Comercial Corporate e de Experiência ...









topo