July 1, 2025
Por 🏆 Seguro Gaúcho | Andréia Pires
O consórcio vem se consolidando como uma alternativa estratégica cada vez mais procurada para a aquisição de caminhões, veículos pesados e máquinas da chamada linha amarela. Na visão de Fernanda Franco Lemos, especialista comercial da RapCon - Consórcios & Serviços Financeiros, uma combinação de fatores tem impulsionado essa escolha, tanto por transportadores autônomos quanto por empresas de logística e agronegócio.
“Os fatores que estão impulsionando o consórcio como uma alternativa estratégica para aquisição de caminhões, veículos pesados e linha amarela são: ausência de juros, flexibilidade de pagamento, acesso a créditos altos, planejamento a longo prazo e acesso facilitado às informações dos grupos e ao processo de contemplação”, destaca a especialista.
De acordo com Fernanda, o perfil dos participantes desses grupos também tem evoluído, exigindo maior profissionalização e estrutura das administradoras e consultorias. “O primeiro passo é entender a necessidade de cada cliente para que possamos montar uma proposta personalizada. Com as informações coletadas, podemos escolher a administradora que melhor atender o cliente. Hoje, temos mais de uma opção para oferecer, com taxas e grupos atrativos”, explica.
A atuação da RapCon vai além da venda de cotas, envolvendo um suporte completo ao planejamento financeiro dos clientes, especialmente na renovação de frotas e expansão de negócios no transporte e no agronegócio. “Primeiro passo é fazer uma análise de necessidade, entender o objetivo do cliente, definir o plano que atende a necessidade do cliente e oferecer um suporte personalizado para cada cliente”, detalha Fernanda.
Para seguir crescendo em um mercado competitivo e em constante transformação, a RapCon aposta em duas frentes principais: conhecimento do cenário econômico e transparência no relacionamento com os consorciados. “Para atrair novos consorciados precisamos ficar atentos ao mercado financeiro, esse fator auxilia muito na venda de novas cotas. Além disso, oferecemos uma consultoria mostrando aos nossos clientes um leque de opções que o consórcio oferece. E o que realmente fideliza o cliente é o atendimento transparente”, finaliza.
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