Publicidade


MeteoIA está transformando o setor de seguros com previsões inteligentes

Com o aumento dos eventos extremos, seguradoras apostam em IA para reduzir sinistros e ajustar prêmios



🏆 Conteúdo Exclusivo
July 11, 2025

Por 🏆 Seguro Gaúcho | André Bresolin
meteoia-esta-transformando-o-setor-de-seguros-com-previsoes-inteligentes

Vem aumentando consideravelmente a incidência de eventos climáticos extremos em todo o Brasil. Diante dessa realidade, para que as companhias seguradoras consigam quantificar os riscos e realizar a gestão de seus sinistros é cada vez mais necessário a utilização de serviços de inteligência. Felizmente já existem alternativas que demonstram grande eficácia, como é o exemplo do sistema de inteligência artificial MIA Risk, da MeteoIA. Criada por especialistas em tecnologia e meteorologia que utilizam a inteligência artificial para melhorar as previsões, a empresa oferece soluções mais precisas e confiáveis na previsão do tempo e do clima. 

A MeteoIA propõe o score climático preditivo para quantificar o risco em um determinado local, ativo ou operação. Esse score reflete o grau de impacto esperado de eventos climáticos extremos, que poderão ser chuvas intensas, ondas de calor, secas prolongadas, além de tendências climatológicas de longo prazo. 

Desenvolvido pelos fundadores da empresa desde 2017, o sistema de Inteligência Artificial da MeteoIA foi fomentado por instituições científicas, como FAPESP e a USP.  A modelagem com Inteligência Artificial usa redes neurais e aprendizado de máquina para processar dados climáticos de múltiplas fontes como satélites, sensores, estações meteorológicas. 

O sistema leva em consideração a combinação de dados meteorológicos e históricos de impacto, registros passados de eventos e danos, como desastres naturais, perdas agrícolas. No setor de seguros o MIA Risk facilita a subscrição de apólices, ajustando prêmios com base no risco climático real de cada ativo. Além de identificar áreas de alta concentração de risco para operações de resseguro e retrocessão, e seu monitoramento dinâmico permite antecipar eventos e tomar medidas proativas. 

Para aprofundar o conhecimento sobre o sistema de Inteligência Artificial da MeteoIA e saber mais a respeito das soluções que a empresa pode oferecer ao setor de seguros, realizamos uma entrevista exclusiva com o co-fundador da MeteoIA, Gabriel Perez. 

Seguro Gaúcho - Quais são os benefícios que as seguradoras terão em contratar os serviços das MeteoIA?

Gabriel Perez - A contratação dos serviços da MeteoIA pelas seguradoras traz benefícios estratégicos e operacionais, especialmente em um contexto de aumento da frequência e severidade dos eventos climáticos extremos, como o ganho de subsídio para redução de sinistros com alertas antecipados, inovação em seguros climáticos e paramétricos, precificação e aceitação com base em risco real, validação técnica e agilidade na regulação, além de apoio à sustentabilidade, resiliência e compliance.

- Antecipação de riscos climáticos e redução de sinistralidade: a inteligência meteorológica preditiva da MeteoIA permite monitorar e antecipar como chuvas intensas, alagamentos, vendavais, granizo, secas e geadas, com foco em impactos reais ao segurado. Com isso, a seguradora pode alertar clientes e corretores sobre riscos iminentes, reduzir sinistros por meio de ações preventivas e planejar melhor a alocação de recursos e atendimento emergencial.

- Inovação em produtos e diferenciação no mercado: com os dados da MeteoIA, a seguradora pode criar produtos sob medida com base em mapas de exposição climática, oferecer seguros paramétricos;

- Gestão técnica e precificação mais precisa: as análises e relatórios gerados pela MeteoIA proporcionam um olhar científico e real para a subscrição de riscos, permitindo uma avaliação mais acurada de regiões e carteiras expostas a fenômenos climáticos, precificação mais ajustada ao perfil de risco real; 

- Apoio em regulação de sinistros e comprovação de eventos: a MeteoIA fornece dados técnicos e georreferenciados que ajudam na comprovação da ocorrência de eventos climáticos (útil para evitar fraudes), validação técnica de sinistros em locais onde não há estações meteorológicas oficiais e rapidez na regulação/pagamento, com base em dados confiáveis e auditáveis;

- Alinhamento à agenda ESG e de resiliência climática: uso da tecnologia da MeteoIA apoia as seguradoras em seus compromissos com sustentabilidade e adaptação às mudanças climáticas, permitindo relatórios de risco climático para stakeholders, apoio à taxonomia verde e à gestão de riscos climáticos exigida por órgãos reguladores e posicionamento como agente de prevenção e não apenas de reparação.

Seguro Gaúcho - O que representa para a empresa ter conquistado o Prêmio ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) 2024 na categoria Sustentabilidade?

Gabriel Perez - A premiação valoriza iniciativas que reduzem o impacto ambiental negativo, promovem inovação e fortalecem a pauta ESG nas operações de transporte terrestre, incluindo rodovias, ferrovias e transporte de cargas/passageiros. A categoria Sustentabilidade reconhece as empresas que possuem práticas sustentáveis, com efeitos reais sobre o planejamento de concessões, operações do setor e qualidade de vida da sociedade.

A MeteoIA e sua ferramenta MIA Risk se destacaram ao trazer inteligência meteorológica avançada e preditiva, essencial para reduzir riscos operacionais, evitar acidentes e aumentar a eficiência logística. 

O MIA Risk vai além das previsões convencionais e traduz dados climáticos complexos em indicadores de risco direto para a operação logística, como: chuva intensa e alagamentos em trechos críticos de rodovias; riscos de deslizamento em áreas de serra; neblina ou visibilidade reduzida que afetam segurança nas estradas; ventos fortes que interferem em cargas sensíveis ou veículos pesados.

Essa previsão de risco operacional permite que empresas e operadores públicos tomem decisões proativas, ajustando rotas, reforçando alertas ou redobrando cuidados em trechos vulneráveis.

Seguro Gaúcho - Em relação a tecnologia e inovação no setor de seguros, o que a MeteoIA planeja para o futuro?

Gabriel Perez - A empresa tem planos ambiciosos para o futuro no setor de seguros, com foco na integração cada vez mais profunda entre tecnologia, inteligência climática e inovação em produtos e processos securitários.



SEGURO-GAUCHO (5).png
SEGURO-GAUCHO (5).png
  • SEGURO-GAUCHO (5).png
  • SEGURO-GAUCHO (5).png



Publicidade


VEJA TAMBÉM


gilberto-giba-bittencourt-assume-a-presidencia-do-cvg-rs-a-partir-de-2026
Gilberto “Giba” Bittencourt assume a presidência do CVG-RS a partir de 2026

Com experiência no seguro de pessoas, Giba dará continuidade à expansão do CVG-RS


mapfre-reorganiza-estrutura-no-brasil
MAPFRE reorganiza estrutura no Brasil

Canal Corretor consolida "jornada dos corretores" assumindo as áreas Comercial Corporate e de Experiência ...


seguro-se-transforma-em-ferramenta-moderna-de-prevencao-a-ansiedade
Seguro se transforma em ferramenta moderna de prevenção à ansiedade

Proteção financeira que traz previsibilidade, reduz preocupações e promove bem-estar emocional









topo