July 28, 2025
Por 🏆 Seguro Gaúcho | André Bresolin
Com o propósito de promover o debate e disseminar o conhecimento a respeito de temas relevantes para o setor de seguros, o Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio Grande do Sul (Sincor-RS) percorreu cinco cidades do Rio Grande do Sul para realizar seu tradicional "Café com o Sincor" entre os dias 21 e 24 de julho. Os painéis aconteceram em Erechim, Passo Fundo, Ijuí, Uruguaiana e Santa Maria.
Os grandes protagonistas foram os delegados do Sincor-RS que trabalharam para a realização dos encontros, reunindo os corretores em cada região. A advogada Jaqueline Wichineski dos Santos analisou a Lei do Contrato de Seguro 15040/24 e a Lei Complementar 213/2025, apresentando o impacto das novas leis na atividade dos corretores e das seguradoras. Além da palestra da especialista houve a explanação do presidente do Sincor-RS, André Thozeski.
Com uma linguagem de fácil compreensão, Jaqueline ressaltou que a Lei 15040/24 trará algumas responsabilidades aos corretores, que terão de se adaptar em aspectos da gestão do negócio, para que sejam evitados problemas futuros, além da melhoria de suas vendas. Jaqueline destacou que a legislação apresenta uma ideia estrutural importante com um direcionamento e um regramento, organizando a legislação de seguros para segurados, corretores e companhias seguradoras. Segundo a palestrante, diante da Lei 15040/24 haverá uma adaptação de todos, o que inclui as seguradoras que têm como atividade precificar e realizar a subscrição desse risco e dos corretores, que deverão informar melhor seus clientes e estar ao seu lado ao prestar o dever da informação.
A advogada fez uma espécie de apanhado geral e procurou esclarecer de forma prática como o corretor de seguros poderá estruturar melhor seu negócio a fim de prestar um atendimento mais completo e qualificado ao seu cliente, e ao mesmo tempo, se proteger em relação aos processos internos, para poder entregar a garantia da seguradora para seus segurados.
Jaqueline frisou que com a Lei 15.040/2024 o segmento vive um período de adaptação, pois o mercado está compreendendo de que forma as mudanças vão impactar a rotina de trabalho. A painelista ressaltou aspectos importantes como o novo regime de boa-fé e o dever de informação. A advogada explicou que ao ser preenchido o questionário de risco passa a exigir perguntas específicas e respostas detalhadas do segurado. A partir da vigência da nova lei, a fase pré-contratual passará a ser determinante na análise do risco e na cobertura do seguro. Jaqueline teceu comentários a respeito da judicialização, observando que ela cresce na medida em que ocorrem falhas no cumprimento do dever de informar e que o cliente precisa ter pleno conhecimento do que está contratando. Sobre esse aspecto ela disse que cabe ao corretor realizar a tradução da linguagem técnica para uma linguagem que possa ser compreendida.
Durante a condução de cada painel, a especialista em Direito Securitário também analisou a Lei Complementar 213/2025, que trata da regulamentação das cooperativas e mútuas. No decorrer do evento, Jaqueline respondeu a vários questionamentos de corretores que participaram das atividades.
Os encontros realizados pelo Sincor-RS em cinco cidades do interior do estado tiveram os seguintes anfitriões: Leandro Morawski, em Erechim; Evandro Modesti, em Passo Fundo; Eduardo Zalewski, em Ijuí; Abrilino Piccoli, em Uruguaiana; e Valter Dutra, em Santa Maria.
Road Show Café com o Sincor-RS
Com o propósito de continuar promovendo espaços de qualificação e troca entre os profissionais do setor, o Sindicato dos Corretores de Seguro continuará realizando o Road Show Café com o Sincor-RS e no mês de agosto será intensa a agenda de atividades. Confira a seguir: Osório (15/8); Lajeado (18/8); Santa Cruz (19/8); Rio Grande (20/8) e Pelotas (21/8).
De acordo com o presidente do Sincor-RS, André Thozeski, a iniciativa é uma oportunidade de interação da entidade com os corretores: “além de compartilhar conhecimento, esses encontros nos dão a possibilidade de dialogar com os profissionais que compõem nossa categoria e ouvir suas necessidades, percepções e sugestões. Estamos percorrendo todas as regiões do Rio Grande do Sul e já promovemos encontros em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Caxias do Sul e Bento Gonçalves”, salientou Thozeski.
VEJA TAMBÉM
Com experiência no seguro de pessoas, Giba dará continuidade à expansão do CVG-RS
Canal Corretor consolida "jornada dos corretores" assumindo as áreas Comercial Corporate e de Experiência ...
Proteção financeira que traz previsibilidade, reduz preocupações e promove bem-estar emocional



