August 8, 2025
Por 🏆 Seguro Gaúcho | Andréia Pires
Desde o início de 2025 à frente da Gerência de Desenvolvimento de Produtos e Inteligência de Mercado da MAG Seguros, Rodrigo Cunha tem conduzido um processo de renovação de portfólio com foco em inovação e adaptação às mudanças no comportamento do consumidor. Em entrevista, o executivo destaca os pilares dessa transformação e o compromisso da companhia com a acessibilidade, pluralidade e escuta ativa dos clientes.
A inovação, segundo Cunha, é um traço essencial da identidade do Grupo MAG. “Entendemos que ela não acontece do dia para a noite. É um processo contínuo que exige visão de longo prazo, mudança cultural e disciplina na execução”, afirma. Essa cultura é sustentada por quatro pilares: desenvolvimento de novos produtos, aumento de produtividade, novos modelos de negócios e captação de talentos.
Um dos diferenciais da companhia está na forma como os serviços são disponibilizados. “Seguimos com firmeza a premissa de garantir que todo serviço desenvolvido esteja acessível e integrável para nossos parceiros”, explica. Segundo ele, essa abordagem fomenta novas possibilidades de negócios e formas inovadoras de relacionamento com o seguro, além de acelerar a inovação ao permitir que os serviços sejam utilizados em múltiplos contextos.
Outro foco importante da reformulação é a diversidade de perfis atendidos, especialmente no esforço de atrair as gerações mais jovens. “Pretendemos desmistificar a ideia de que o seguro de vida é algo que se pensa somente na fase final da vida. Nosso objetivo é mostrar que o seguro é uma ferramenta de planejamento e proteção financeira que se adapta a cada momento da vida e, também, do bolso”, pontua.
Com vasta experiência no setor, Cunha destaca que a simplicidade foi um dos aprendizados aplicados na reestruturação do portfólio. “Para ter efetividade na oferta de seguros, muitas vezes, é preciso simplificar. Nosso objetivo foi deixar os processos mais fáceis e claros para o cliente”, observa. Para ele, o seguro de vida é essencial dentro de uma estratégia de planejamento financeiro de longo prazo, sendo uma ferramenta de gestão de riscos que garante amparo aos beneficiários e clientes.
A escuta ativa do consumidor também tem desempenhado papel fundamental nesse processo. Em 2024, a MAG criou a área de Experiência do Cliente com foco em otimizar o tempo e agilizar entregas, além de apoiar os especialistas em proteção financeira no atendimento. No mesmo ano, foi lançado o Acolhe BEN, processo de pagamento mais acolhedor e eficiente voltado a beneficiários de sinistros por morte. “A iniciativa oferece suporte gratuito na organização da documentação, atendimento psicológico e consultoria financeira”, detalha Cunha. Segundo ele, essas ações são exemplos claros de como a inovação pode nascer da escuta das principais dores dos clientes.
Com essas iniciativas, a MAG Seguros se consolida como uma companhia que alia tecnologia, empatia e educação financeira para democratizar o acesso ao seguro e contribuir para a construção de uma sociedade mais protegida e financeiramente consciente.
VEJA TAMBÉM
Com experiência no seguro de pessoas, Giba dará continuidade à expansão do CVG-RS
Canal Corretor consolida "jornada dos corretores" assumindo as áreas Comercial Corporate e de Experiência ...
Proteção financeira que traz previsibilidade, reduz preocupações e promove bem-estar emocional



