August 26, 2025
Por InfoMoney
Você comprou um carro, adquiriu uma casa ou está vivendo um momento de virada na vida, como ter filhos, casar-se ou mudar de cidade, e está pensando em contratar um seguro para garantir mais segurança e tranquilidade nessa nova aquisição ou fase. Mas, diante de tantas opções, como saber qual é a melhor seguradora para atender às suas necessidades? Escolher a empresa certa é importante para que você tenha menos dor de cabeça se precisar usar o serviço.
Para garantir transparência e estimular melhorias no atendimento, a Susep (a Superintendência de Seguros Privados), autarquia federal que regula e fiscaliza o mercado segurador, disponibiliza um ranking que reúne indicadores de reclamações por seguradora e por tipo de seguro, o SusepCon.
Logo na página inicial da plataforma, você encontra destacados os oito segmentos que concentram o maior número de reclamações registradas. Dentro de cada segmento, é exibida a lista das seguradoras que acumulam o maior volume de reclamações.
No primeiro trimestre de 2025, por exemplo, foram registradas 35.253 reclamações, e os oito segmentos com mais reclamações foram:
- prestamista (para cobertura de empréstimos, financiamentos e consórcio);
- automóveis;
- vida e demais seguros de pessoas;
- residencial;
- garantia estendida;
- riscos diversos;
- acidentes pessoais;
- capitalização.
Também é possível acessar um detalhamento abrangente dos tipos de reclamações feitas contra cada seguradora. A ferramenta permite comparar indicadores, como a taxa de resposta ao consumidor, a qualidade do atendimento, o índice de resolução dos problemas apresentados e o tempo médio para retorno.
Assim, o usuário pode avaliar qual seguradora tem o melhor desempenho no critério que considera prioritário, facilitando a escolha na hora de contratar um seguro.
“Isso permite ao consumidor tomar decisões mais informadas, e também estimula as seguradoras a melhorarem seu serviço justamente por estarem expostas a esse monitoramento”— diz Júlia Normande Lins, diretora da Susep
A atualização das reclamações referentes ao segundo trimestre deste ano deve ocorrer no dia 1º de setembro, segundo informou a Susep. Dessa forma, é possível que os segmentos com maior volume de reclamações e outros rankings sofram alterações após essa atualização.
O SusepCon utiliza dados relatórios oficiais das próprias seguradoras, que enviam trimestralmente para a Susep as reclamações recebidas por seus canais de ouvidoria.
VEJA TAMBÉM
Com experiência no seguro de pessoas, Giba dará continuidade à expansão do CVG-RS
Solução promete acelerar cotações, ampliar território comercial e redefinir a experiência de venda de plan ...
Canal Corretor consolida "jornada dos corretores" assumindo as áreas Comercial Corporate e de Experiência ...



