August 27, 2025
Por 🏆 Seguro Gaúcho | André Bresolin
Com o propósito de promover o debate e disseminar o conhecimento a respeito de temas relevantes para o setor de seguros, o Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio Grande do Sul (Sincor-RS) realizou mais uma rodada do 'Café com o Sincor' e percorreu cinco cidades do estado entre os dias 15 e 21 de agosto. Os encontros reuniram corretores e tiveram a organização dos delegados do sindicato. Os painéis das edições aconteceram em Osório, Lajeado, Santa Cruz, Santana do Livramento e Pelotas. A advogada especialista no direito dos seguros, Jaqueline Wichineski, conduziu as palestras.
Jaqueline apresentou os impactos da Lei do Contrato de Seguro 15.040/24 e da Lei Complementar 213/2025, destacando mudanças na rotina de corretores e seguradoras. Entre os pontos abordados, ressaltou-se o novo regime de boa-fé, o dever de informação e a importância da fase pré-contratual na análise de riscos.
De acordo com a advogada os corretores precisarão aprimorar a gestão do negócio, traduzir termos técnicos para linguagem acessível e oferecer atendimento mais completo aos clientes, reduzindo riscos de judicialização. Ela também explicou aspectos da regulamentação de cooperativas e mútuas, prevista na LC 213/2025. No decorrer de cada encontro, Jaqueline respondeu a vários questionamentos dos participantes das atividades. Os eventos realizados em cinco cidades do interior do Rio Grande do Sul tiveram como anfitriões os seguintes Delegados do Sincor-RS: Alexandre Gonçalves (Litoral); Augusto Godoy (Vale do Taquari); Daniel Kuhleis (Vale do Rio Pardo); Celso Folle (Fronteira Uruguai); e Rodrigo Schneidt (região Sul).
O presidente do Sincor-RS, André Thozeski, participou dos painéis que geraram amplo debate entre os profissionais do setor. Ele enalteceu a iniciativa que oportunizou a interação da entidade com os corretores. “Em todas as regiões que visitamos foi muito bom estar presente com centenas de profissionais corretores de seguros e poder dialogar com eles. A interação do Sincor-RS com seus associados é fundamental para o fortalecimento da categoria e da entidade. Valeu cada quilômetro de estrada e cada dia longe de casa" salientou Thozeski.
Para a advogada que conduziu as palestras, a iniciativa do Sincor-RS em qualificar os corretores sobre a nova lei de seguros e o engajamento dos delegados das regiões contribuíram para grande número de participantes nos eventos. Jaqueline pode perceber não apenas a curiosidade sobre o tema, como a preocupação com os impactos no dia a dia dos corretores e seus segurados frente as grandes mudanças e alterações no modo da seguradora preparar o questionário de risco no momento da subscrição nas apólices e prazos de comunicação com os segurados. “Os participantes demonstraram atenção especial com a nova forma de regulação e liquidação do sinistro, o que causou dúvidas e preocupações dentre estas adaptações do mercado. Estamos no caminho de uma longa jornada e encarar os desafios faz parte da construção de um mercado segurador mais competitivo e mais qualificado” concluiu Jaqueline.
VEJA TAMBÉM
Com experiência no seguro de pessoas, Giba dará continuidade à expansão do CVG-RS
Canal Corretor consolida "jornada dos corretores" assumindo as áreas Comercial Corporate e de Experiência ...
Proteção financeira que traz previsibilidade, reduz preocupações e promove bem-estar emocional



