September 2, 2025
Por 🏆 Seguro Gaúcho | Andréia Pires
Nos últimos anos, as assessorias vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado segurador, assumindo o papel de elo estratégico entre seguradoras e corretores. Estruturas voltadas quase que exclusivamente ao atendimento comercial, equipes experientes e respostas ágeis têm transformado esse modelo em um dos principais canais de relacionamento do setor.
Em entrevista ao Seguro Gaúcho, Alberto Muller, sócio-proprietário da Suporte Consultoria e Assessoria em Seguros, destacou o papel desempenhado pelas assessorias e os desafios que marcam essa evolução.
“As assessorias têm se tornado um elo estratégico importante para as seguradoras e corretores, pois as mesmas têm estruturas voltadas quase que exclusivamente para atendimento comercial, dando respostas ágeis e rápidas aos corretores. Os profissionais e equipes que estão atuando nas assessorias são pessoas experientes que já passaram por grandes seguradoras e conhecem bem o mercado de seguros, levando seus conhecimentos aos corretores de seguros que atendemos. Apesar das assessorias serem um braço comercial das seguradoras, elas sentem as mesmas dores dos corretores, então a empatia ajuda muito no relacionamento comercial”, afirmou.
Fortalecimento dos corretores
Na avaliação de Muller, a contribuição das assessorias vai além do suporte operacional, alcançando diretamente a profissionalização dos corretores, em especial os pequenos e médios. “O conhecimento dos profissionais e das estruturas das assessorias contribuem e fortalecem a profissionalização dos corretores de forma que conseguem atender seus clientes com agilidade e profissionalismo. Além disto, incentivamos os corretores a participar de todos os treinamentos fornecidos pelas seguradoras, trazendo assim mais conhecimento para os corretores poderem atuar junto a seus clientes. As assessorias são um braço comercial muito importante para as seguradoras, mas é importante ressaltar que no início houve muita desconfiança por parte dos corretores. Com uma atuação muito proativa e profissional, atualmente vemos muitos corretores que preferem ser atendidos por este canal. Assim como isto é uma conquista, aumenta ainda mais a nossa responsabilidade”, destacou.
O desafio da digitalização
O avanço da tecnologia e a digitalização de processos são fatores que desafiam tanto seguradoras quanto corretores. Nesse contexto, Muller explica que as assessorias têm assumido um papel fundamental. “Os pequenos corretores e aqueles com mais idade têm dificuldade no acesso aos novos processos de digitalização e novas tecnologias. Neste cenário, as assessorias têm tido um papel bastante importante no treinamento a estes corretores e muitas vezes fazendo a parte que os mesmos não conseguem fazer e acompanhar. Acreditamos que os processos estão evoluindo e passarão a ser cada vez mais digitais e tecnológicos, por isso as assessorias estão sempre se aperfeiçoando para contribuir com os nossos parceiros”, pontuou.
Futuro voltado à inteligência de negócios
Para Muller, o futuro das assessorias passa pela consolidação de três pilares de atuação: operacional, técnico e comercial. “Os pilares de atuação das assessorias são basicamente: 1º operacional, com auxílio aos corretores em cálculos, propostas, cobrança, comissões, vistorias, etc.; 2º técnico, com consultas sobre enquadramento de riscos, sinistros, coberturas de seguro de acordo com as condições gerais de todos os ramos de seguros; e 3º comercial, com incentivo e divulgação de todos os produtos das seguradoras, campanhas comerciais e visitas aos corretores. Então, acredito que o futuro das assessorias está mais voltado ao atendimento comercial e inteligência de negócios, proporcionando às seguradoras um canal diferenciado e capacitado a desenvolver negócios junto aos corretores. Acredito ainda que estamos capacitados para atendimento de novos corretores, trazendo assim mais resultados para nossos parceiros seguradoras e corretores de seguros. Algumas das grandes seguradoras já vêm fazendo e obtendo muito êxito, já que diminuem suas despesas administrativas e aumentam sua produção, obtendo assim maior rentabilidade na operação”, concluiu.
VEJA TAMBÉM
Com experiência no seguro de pessoas, Giba dará continuidade à expansão do CVG-RS
Canal Corretor consolida "jornada dos corretores" assumindo as áreas Comercial Corporate e de Experiência ...
Proteção financeira que traz previsibilidade, reduz preocupações e promove bem-estar emocional



