September 16, 2025
Por 🏆 Seguro Gaúcho | Andréia Pires
Foto: André Bresolin
A head de parcerias da Akad Seguros, Odete Queirós, conduziu na segunda-feira, 15 de setembro, a palestra “Seguro RCF-V | Segundo Risco – Tendências de mercado: Novos Riscos”, dentro da programação do Workshop Novas Soluções para Corretores, realizado no Auditório HP Tecnopuc. O evento foi promovido pela For Family em parceria com a Educare Educação e Acesso à Saúde.
Durante sua apresentação, Odete falou sobre o lançamento do seguro de RCF-V – 2º Risco e destacou tendências de mercado, abordando o cenário de mudanças, transformação digital, perfil do consumidor 5.0, novos modelos de negócio e riscos emergentes.
Lançamento do RCF-V – 2º Risco
Ao apresentar o tema do Lançamento do RCF-V – 2° Risco, a executiva pontuou três fatores que justificam a sua existência:
- Complementar a proposta de valor da Akad no segmento logístico;
- Estabelecer parceria estratégica com a For Family para comercialização junto a corretores especializados;
- Explorar um mercado pouco desenvolvido, oferecendo um diferencial para atender diversos tipos de segurados.
Cenário em transformação
Ao abordar o contexto atual, Odete destacou mudanças impulsionadas por tecnologia, economia, comportamento e clima. “O futuro do seguro não é proteger apenas o que já conhecemos, mas antecipar o que ainda está por vir”, afirmou.
Segundo ela, as tendências de mercado são fortemente influenciadas pela transformação digital, impactando cultura e pessoas, experiência do cliente, modelos de negócio, processos, operações, tecnologia e infraestrutura.
Consumidor 5.0 e novos riscos
Sobre o perfil do consumidor 5.0, Odete ressaltou que ele é hiperconectado e omnichannel, busca personalização, é consciente e exigente, valoriza a tecnologia aliada à humanização, toma decisões informadas e vai além da análise de preço.
Na pauta dos riscos emergentes, destacou categorias ambientais e climáticas, tecnológicas e cibernéticas, geopolíticas e sociais, de saúde e biológicas, econômicas e financeiras, além das comportamentais e de consumo. “Vejam o quanto estamos sendo impactados por questões globais, passando por guerras e questões políticas que influenciam diretamente na economia. Como a gente reage a isso?”, questionou.
A head de parcerias da Akad também provocou reflexão ao dizer: “A gente já parou para pensar que muitos dos riscos enfrentados hoje não existiam há 15 anos atrás?”. Entre os exemplos citados, estão eventos climáticos, como escassez de recursos naturais, perda da biodiversidade, impacto na cadeia de suprimentos e riscos da transição energética. No campo tecnológico e cibernético, foram mencionados ataques sofisticados, roubo de identidade, fraudes digitais e os desafios trazidos pela inteligência artificial.
Preparação e entrega de valor
A palestrante reforçou a importância de compreender profundamente o negócio do cliente: “Eu tenho que ser técnico. Tenho que aprender sobre o negócio do meu cliente para falar com ele”.
Sobre a comunicação, destacou: “Falar não é fácil. Se preparar para falar sim é o que modifica as nossas relações. A gente tem que falar mais sim do que não. A gente tem que viabilizar condições”.
Ao falar sobre o ambiente tecnológico, Odete relembrou: “Tudo antes ficava dentro do seu computador. Você tinha que investir valores absurdos em servidores próprios”. E completou com uma reflexão sobre a relevância do corretor: “O que eu consigo entregar num momento de sinistro que apoie o meu cliente? Quem entrega valor não é substituído por 50 reais a mais. O cliente quer ser ouvido”.
VEJA TAMBÉM
Com experiência no seguro de pessoas, Giba dará continuidade à expansão do CVG-RS
Canal Corretor consolida "jornada dos corretores" assumindo as áreas Comercial Corporate e de Experiência ...
Proteção financeira que traz previsibilidade, reduz preocupações e promove bem-estar emocional



