September 30, 2025
Por 🏆 Seguro Gaúcho | André Bresolin
Durante o Conec 2025 a Icatu Seguros promoveu o painel “Do algoritmo à emoção: dados, IA e hiperpersonalização na nova era da experiência em seguros”. Conversa reuniu executivos da companhia para discutir como dados, tecnologia e inteligência artificial aceleram a competitividade no setor. O painel teve a participação de Humberto Sardenberg, Superintendente de Experiência Digital, e Luciano Antoniolo, Superintendente de Transformação Digital. A mediação foi de Cinthia Kato, Diretora de Marketing e Canais da companhia. Os especialistas da Icatu apresentaram o olhar estratégico sobre como dados, inteligência artificial e hiperpersonalização estão redefinindo a experiência do cliente.

Sardenberg falou sobre como é possível combinar o melhor do algoritmo com uma característica em que o ser humano é insubstituível, a emoção. De acordo com o especialista, o corretor precisará aprender a utilizar tudo que está acontecendo na área de inteligência artificial para expandir a essência de seu trabalho, que é levar ao cliente a importância de pensar em planejamento e proteção pessoal. "A IA facilitará tarefas administrativas e repetitivas como cálculos, simulações e comparações, bem como atualizações e conhecimento específico. Com isso haverá mais tempo para o profissional realizar a essência de seu trabalho que é estabelecer contatos comerciais com seus clientes", explicou.

O Superintendente de Experiência Digital citou como exemplo o Assistente Virtual da Icatu (A.V.I.), explicando que ele foi projetado para facilitar a gestão de carteira e o apoio às vendas dos corretores. O especialista disse que essa tecnologia foi desenvolvida por meio de avançados modelos de automação e Inteligência Artificial (IA) generativa, proporcionando aos usuários uma experiência ágil e personalizada: “a A.V.I. está no WhatsApp e estabelece um diálogo simples para facilitar e simplificar a vida do profissional. Esse assistente virtual disponibiliza ao profissional o acesso à ferramenta Casa do Corretor. A ideia é expandir as possibilidades de negócios, na medida em que as informações são disponibilizadas de forma imediata”.
Para Antoniolo o que irá diferenciar o profissional bem-sucedido dos demais será a capacidade de usar as ferramentas provenientes da tecnologia junto com as habilidades que o corretor precisa utilizar nas relações humanas. “A simbiose entre as inteligências artificiais e o fator emocional serão fundamentais, na medida em que a tecnologia está cada vez mais se tornando uma realidade em todas as áreas da vida”, salientou o Superintendente de Transformação Digital.

O painel da Icatu reforçou a presença crescente da digitalização e do uso da inteligência artificial no apoio aos corretores em suas rotinas.
VEJA TAMBÉM
Com experiência no seguro de pessoas, Giba dará continuidade à expansão do CVG-RS
Canal Corretor consolida "jornada dos corretores" assumindo as áreas Comercial Corporate e de Experiência ...
Proteção financeira que traz previsibilidade, reduz preocupações e promove bem-estar emocional



