October 1, 2025
Por 🏆 Seguro Gaúcho | André Bresolin
O imponente Distrito Anhembi, em São Paulo (SP), foi o palco do maior congresso de corretores de seguros da América Latina. A 20ª edição do Conec 2025, que aconteceu entre os dias 25 e 27 de setembro, reuniu cerca de 10 mil participantes. Promovido pelo Sincor-SP, o evento debateu com abrangência a inovação tecnológica e o futuro da categoria, com ênfase em inteligência artificial, tendências de negócios, inovação regulação, sustentabilidade, transformação digital e novos modelos de relacionamento com clientes. E entre tantas pessoas presentes ao congresso, estavam vários profissionais do segmento que atuam no Rio Grande do Sul.
Um dos profissionais gaúchos mais motivados e impactados pelo congresso foi o presidente da Associação das Empresas de Assessoria e Consultoria de Seguros do Estado do Rio Grande do Sul (ACONSEG-RS), Celso Azevedo. Para o executivo, o grandioso evento comprova o interesse dos corretores na busca pelo conhecimento e por novas informações. “É extremamente satisfatório ver grandes seguradores e os principais players do mercado apresentarem suas novidades. Nas plenárias que acompanhei percebi a relevância que as companhias estão dando para as questões tecnológicas, como a transformação digital”, enfatizou Celso.
Na avaliação do atuário e sócio fundador da Atuária Brasil, Éder Oliveira, o congresso é muito positivo porque possibilita acompanhar novidades, tendências do setor de seguros e conhecer novas estratégias. Para ele dois enfoques distintos chamaram sua atenção. “Fiquei impressionado com o destaque dado para temáticas relacionadas à inteligência artificial”, disse Éder. Entretanto, a atividade que o atuário mais gostou foi o painel que realizou o encontro de gerações de duas famílias com grandes legados no mercado de seguros: “achei ótima a palestra de Jayme Garfinkel e Nilton Molina com seus respectivos filhos, Bruno Garfinkel e Helder Molina. Esse encontro mostrou com muita propriedade questões da transição familiar”.
Tendo participado de várias edições do Conec, Aido Fante, da Fante Corretora de Seguros de Passo Fundo (RS), tem um olhar apurado em relação as atividades do evento. E ele também gostou muito da palestra de Garfinkel e Molina. “Fiquei impressionado com a temática sucessão familiar, infelizmente esse assunto não é priorizado pelas corretoras. O exemplo apresentado por dois dos maiores expoentes do nosso setor dever servir de aprendizado”, argumentou o experiente corretor.
A atividade que reuniu Garfinkel e Molina para falar de sucessão nas empresas familiares também chamou muita atenção da sócia-fundadora da Sustentare, Marilze Benvenuti. Para ela o congresso trouxe muitos aprendizados. “Poder escutar as vivências desses dois gigantes do mercado segurador explanando sobre sucessão foi muito enriquecedor. Considero uma experiência de vida. Outro aspecto preponderante foi a relevância dada à temática inteligência artificial. Não viveremos mais sem a presença da IA”, salientou Marilize.
A atualização e a busca por novos conhecimentos motivaram o sócio-fundador da BRZ Seguros, Renato Oliveira, a comparecer ao Conec 2025. “O corretor de seguros precisa atualizar-se constantemente, por isso é fundamental estar presente nas grandes atividades do setor, escutado as falas dos profissionais que compõem o segmento. Isso faz parte de nosso crescimento”, argumentou Renato.
Para a CEO da Lótus Assessoria, Valdéria Ramos, o congresso proporcionou a busca pela inovação, além de ter sido uma ótima oportunidade para sua empresa marcar presença. “Em todas as palestras e atividades o evento demonstrou estar em sintonia com a transformação digital e a inovação tecnológica. Estar presente ao Conec 2025 marca a atuação da Lótus junto ao mercado de seguros”, enfatizou Valdéria.
O sócio-fundador da Priorità Assessoria, Giovani Bernardes, fez um balanço extremamente positivo do congresso destacando a importância e a magnitude do evento. “É o maior evento do setor no Brasil e o grandes players do mercado estão presentes. Tivemos muitas novidades e pudemos estabelecer relacionamentos produtivos”, falou Bernardes.
Jacqueline Carvalho é uma profissional de destaque no segmento em Pelotas. Sócia-fundadora da Firenze Vita Corretora de Seguros, ela comparece com frequência às grandes atividades do setor, tanto em nível regional, como nacional. “Estou impactada com os conteúdos apresentados e com tanta coisa nova que foi apresentada. A inteligência artificial foi o tema que ganhou mais evidência. Outro enfoque que recebeu destaque foi a longevidade das pessoas e isso é muito importante para nossa profissão, pois teremos a oportunidade de oferecer seguros de vida e saúde para esse público”, explicou Jacqueline.
Após três dias de intensa atividade, foi possível concluir que o Conec 2025 ofereceu conteúdos atualizados e relevantes, além de reforçar a importância dos relacionamentos para o setor de seguros.
VEJA TAMBÉM
Com experiência no seguro de pessoas, Giba dará continuidade à expansão do CVG-RS
Canal Corretor consolida "jornada dos corretores" assumindo as áreas Comercial Corporate e de Experiência ...
Proteção financeira que traz previsibilidade, reduz preocupações e promove bem-estar emocional



