October 27, 2025
Por 🏆 Seguro Gaúcho | Arthur Moraes
A importância de manter uma vida ativa foi o foco da palestra do consultor de saúde e estilo de vida Márcio Atalla durante o XVIII Fórum da Longevidade, promovido pela Bradesco Seguros nesta terça-feira (21), no Teatro Bradesco, em São Paulo. Atalla destacou que os benefícios da atividade física vão muito além do corpo, alcançam a mente e as emoções, sendo um dos principais pilares de uma vida longa e com qualidade.
"Você tem benefícios tanto na sua saúde cognitiva quanto emocional", afirmou. Segundo ele, os efeitos positivos começam logo após uma única sessão de exercício físico. "Naquele dia, você já libera neurotransmissores que promovem sensação de bem-estar, melhora do sono e maior estado de alerta."
Atalla explicou que a continuidade da prática potencializa os resultados. "Quando você consegue fazer essa atividade física por dois, três meses, melhora a memória, a aprendizagem e o humor. A chance de depressão e ansiedade diminui." Ele ressaltou ainda que uma vida ativa contribui para a prevenção de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
Para o especialista, saúde não pode ser vista de forma fragmentada. "A gente não consegue dividir em caixinhas, saúde física, mental e emocional. Saúde é integral. Tudo aquilo que você faz, influencia o todo."
Além da atividade física, Atalla destacou o papel do sono na manutenção do equilíbrio físico e mental. "Quem dorme melhor tem mais disposição para se movimentar e mantém o equilíbrio emocional. Já quem dorme pouco é mais nervoso, tem memória e aprendizagem piores."
Em um momento de reflexão sobre o futuro da longevidade, o consultor ressaltou que nunca houve tanta condição e informação para envelhecer de forma saudável. "Antigamente, a partir dos 50 ou 60 anos, era comum perder massa muscular, emprego e propósito, o que dificultava a realização de tarefas do dia a dia. Hoje, temos condição de chegar aos 80 ou 85 anos com produtividade, autonomia e o físico dando conta das atividades cotidianas", afirmou.
Para ele, o avanço está justamente em prolongar a fase de autonomia e desacelerar apenas no fim da vida. "O que deve acontecer no futuro é que, para quem investir nesse estilo de vida, a desaceleração será muito próxima do final da vida, enquanto antigamente ela começava aos 50. Isso é o que vai mudar."
Encerrando sua fala, Atalla reforçou que o movimento é um ponto de conexão entre todas as dimensões da saúde. "A atividade física consegue mexer em todas as caixinhas. Ela melhora o sono, as escolhas alimentares, a cognição e a saúde emocional. É uma aliada essencial para viver mais e melhor."
O Fórum da Longevidade Bradesco Seguros, que chega à sua 18ª edição, reuniu especialistas, pesquisadores e personalidades para discutir os desafios e oportunidades do envelhecimento saudável e ativo. O evento faz parte das iniciativas do Grupo Bradesco Seguros voltadas à promoção da longevidade com qualidade de vida, reforçando o compromisso da companhia em incentivar hábitos saudáveis e o bem-estar em todas as fases da vida.
Confira a entrevista em vídeo!
VEJA TAMBÉM
Evento será realizado nos dias 27, 28 e 29 de agosto de 2026, no ExpoRio, no Rio de Janeiro
"Sabe que é Seguro" já tem quatro episódios disponíveis no Spotify e no YouTube
Prêmio Nacional reconhece programa 'Bem-estar Bem, Bem-estar Icatu', que promove a saúde integral dos cola ...



