November 14, 2025
Por 🏆 Seguro Gaúcho | André Bresolin
A última edição do Café do CVG-RS na gestão do presidente Jean Figueiró, aconteceu na manhã de quinta-feira, 13/11, no auditório do SINDSEGRS em Porto Alegre (RS). “Seguro de vida para famílias atípicas” foi o tema da palestra do CSO da Absolutus Seguros, corretor e professor da Escola Nacional de Seguros (ENS), André Peres.
Na abertura do evento, o presidente do Clube de Seguros de Vida e Benefícios do Rio Grande do Sul (CVG-RS), fez um breve resgate histórico de sua gestão e relembrou que quando assumiu o cargo ele manifestou o desejo de fortalecer a comunicação com corretores, sociedade e não apenas com os associados. “Nós que trabalhamos com seguro de vida temos a responsabilidade de difundir esse produto. Muitas vezes não falamos para nossos familiares sobre a importância do seguro de pessoas e quando acontece uma fatalidade ficamos constrangidos por nunca ter ofertado um produto que oferece esse tipo de cobertura”, esclareceu Jean.
Demonstrando generosidade e gratidão pelo apoio que teve da diretoria que compôs sua gestão, Jean enalteceu o trabalho coletivo de seus parceiros no CVG-RS. Ele convidou o vice-presidente da entidade Éder Oliveira e o futuro presidente, Gilberto Bitencourt, o Giba, para ficarem ao seu lado. Éder e Giba aproveitaram a ocasião e fizeram breves comentários complementando a mensagem do atual gestor.
A palestra
Com o propósito de refletir sobre os novos perfis familiares e os desafios que eles apresentam para o mercado segurador, André Peres compartilhou sua trajetória profissional, que está muito entrelaçada com sua história pessoal. Pai do Gabriel, de 10 anos, que se encontra no espectro autista, Peres relatou como esse desafio familiar foi o ponto de virada para o posicionamento da Absolutus Corretora de Seguros. Atualmente a empresa é referência no atendimento a famílias atípicas, oferecendo soluções personalizadas que levam em conta as necessidades específicas desses públicos. "Sabemos da importância do seguro de vida, mas para famílias atípicas isso é mais que essencial. Sou pai de um menino autista e sinto, na pele, a preocupação de, se eu faltar, como ficará meu filho e minha família", enfatizou o palestrante.
Durante a palestra, Peres disse que as pessoas que almejam apresentar resultados na empresa em que atuam, ou desejam empreender, necessitam ter um propósito. “O propósito pode mover cada um de vocês, independente da posição que ocupam hoje, em uma direção muito linda”, afirmou o palestrante.
O convidado especial trouxe insights valiosos sobre atuação em nichos específicos e as oportunidades que esse mercado representa, tanto para o corretor quanto para as famílias atendidas. Peres ressaltou que é preciso enxergar o numeroso público de pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) como um nicho de mercado em que pode existir uma oportunidade de diferenciação e especialização. "Levo conhecimento aos corretores para que, juntos e mais informados sobre o tema, possamos oferecer às famílias um seguro que realmente faça sentido e traga cuidado e atenção", completou.
Apoio institucional
A edição do Café do CVG RS realizada em Porto Alegre teve o patrocínio de GBOEX e Livo. Representantes das duas empresas presentes à atividade aproveitaram a ocasião e ressaltaram a aproximação com corretores e entidades do mercado segurador: pelo Grupo Livonius, Marcelo Picinini, representando o GBOEX, Paulo Ricardo da Silva e Rogério Marino Bulbotka.
CVG RS apoia projeto social que gerou livro
Durante o encontro, também foi ressaltado o projeto idealizado pela corretora e escritora Jane Lucas, A iniciativa foi desenvolvida com crianças atendidas pelo Centro Social Marista Antônio Bortolini e resultou na publicação de um livro que teve apoio do CVG-RS. O lucro do livro será destinado às famílias dos jovens autores. Jane explicou que ela desenvolveu um projeto que privilegiou a realização de oficinas literárias com as crianças da Vila dos Papeleiros e Comunidade Vila Santa Terezinha, para que essas crianças, acostumadas a viverem da reciclagem do lixo, pudessem colocar no papel as próprias emoções. “O CVG-RS e outras empresas deram apoio financeiro. Nessa semana eu levei os 25 autores da obra na Feira do Livro para eles autografarem. Foi um momento fabuloso e eles foram prestigiados por mais de 130 pessoas. E isso tem uma relação forte com o seguro, pois significa cuidar de pessoas. Todos nós quando fazemos seguros estamos cuidando de pessoas, mesmo que o objeto segurado seja um bem material. Agradeço demais a entidade presidida pelo Jean por todo apoio que tivemos”, destacou Jane Lucas.
VEJA TAMBÉM
Evento será realizado nos dias 27, 28 e 29 de agosto de 2026, no ExpoRio, no Rio de Janeiro
"Sabe que é Seguro" já tem quatro episódios disponíveis no Spotify e no YouTube
Prêmio Nacional reconhece programa 'Bem-estar Bem, Bem-estar Icatu', que promove a saúde integral dos cola ...



