December 1, 2025
Por 🏆 Seguro Gaúcho | Eduarda Prawucki
Durante muito tempo, o seguro de vida esteve associado exclusivamente à proteção financeira para a família após a morte do segurado. Nos últimos anos, o mercado brasileiro tem passado por uma transformação, cada vez mais pessoas estão contratando o produto não apenas pela indenização futura, mas pelos benefícios que podem ser utilizados em vida. Essa mudança tem atraído um público mais jovem e ampliado o entendimento sobre a real função do seguro.
Para Luciana Bastos, Diretora de Produtos de Vida da Icatu, o cliente atual busca não só planejamento de longo prazo, mas proteção imediata contra situações inesperadas, como diagnósticos de doenças graves, incapacidade temporária ou internações. Ela destaca que isso tem gerado maior interesse especialmente entre jovens adultos, que começam a ver o seguro de vida como uma forma de segurança pessoal, e não apenas familiar.
Esse comportamento também tem influenciado a criação de novos produtos. Fabio Lessa, Diretor Comercial da Capemisa, explica que a personalização se tornou indispensável, permitindo que cada pessoa construa um seguro adequado às suas necessidades e ao seu momento de vida. Para ele, a escuta ativa é essencial no trabalho do corretor. "Ao entender a rotina, as vulnerabilidades e as prioridades do cliente, é possível montar proteções que façam sentido na prática", afirmou Fabio.
A visão é compartilhada por Anderson Mundim, Superintendente da Bradesco Vida e Previdência, que observa um crescimento significativo na busca por seguros que ofereçam coberturas e serviços utilizáveis no dia a dia. Segundo ele, consumidores mais jovens têm demonstrado grande interesse em assistências e coberturas que tragam utilidade imediata, seja em questões de saúde, acidentes, bem-estar ou suporte em diferentes situações da rotina. Para o executivo, isso ajuda a desfazer a percepção antiga de que o seguro de vida era um produto exclusivo de faixas etárias mais altas.
No mercado como um todo, coberturas para doenças graves, diárias de incapacidade temporária, invalidez, internações e diversos tipos de serviços complementares têm ganhado força entre segurados de diferentes perfis. Ao mesmo tempo, houve ampliação nas faixas etárias de aceitação e na flexibilidade das apólices, o que permite que tanto jovens, quanto os mais velhos encontrem produtos adequados ao seu momento de vida.
A crescente procura demonstra que os segurados estão cada vez mais conscientes da utilidade do seguro de vida no presente, e não apenas no futuro. Embora cada produto e cada seguradora ofereça combinações específicas de coberturas e assistências, a tendência é clara, o seguro de vida passou a ser visto como uma ferramenta de proteção pessoal, saúde financeira e bem-estar.
A expectativa no setor é de que o interesse continue crescendo, à medida que mais brasileiros descobrem que o seguro não é apenas para grandes eventos ou para o futuro distante, mas também para trazer segurança ao presente.
VEJA TAMBÉM
Evento será realizado nos dias 27, 28 e 29 de agosto de 2026, no ExpoRio, no Rio de Janeiro
"Sabe que é Seguro" já tem quatro episódios disponíveis no Spotify e no YouTube
Prêmio Nacional reconhece programa 'Bem-estar Bem, Bem-estar Icatu', que promove a saúde integral dos cola ...



