June 17, 2025
Por 🏆 Seguro Gaúcho | Arthur Moraes
Em entrevista com Hugo Assis, diretor-geral de Inovação e Transformação da MAPFRE, a companhia revela como tem investido fortemente em tecnologia para se manter na vanguarda do setor de seguros. Com uma estrutura dedicada à Inteligência Artificial e iniciativas como o MAPFRE Village e o programa “Tubarões MAPFRE”, a empresa tem utilizado IA generativa para otimizar processos, prever perdas financeiras e personalizar a experiência de clientes e corretores. Além disso, a aposta no intraempreendedorismo e na inovação aberta tem estimulado ideias internas com impacto real nos negócios.
Mais do que tecnologia, Hugo destaca o papel da inovação humana e da diversidade na construção de um ambiente de trabalho mais inclusivo e criativo. O aumento no índice de satisfação dos colaboradores (NPS interno) reflete esse compromisso com a valorização das pessoas. A companhia também reforça seu posicionamento em pautas sociais como a inclusão LGBTQIA+, mostrando que a verdadeira inovação acontece quando tecnologia e empatia caminham juntas.
SG - Como a Inteligência Artificial está sendo usada na prática pela MAPFRE?
A MAPFRE tem incorporado a Inteligência Artificial (IA) de forma estratégica e prática, impulsionando inovação e eficiência em diversas frentes. Para estruturar esse avanço, contamos com uma área dedicada à IA, além de múltiplas squads especializadas, divididas por áreas de negócio e hospedadas em nosso centro de agilidade, o MAPFRE Village.
Estamos focando, inicialmente, no desenvolvimento de projetos que exploram IA generativa para otimizar processos internos e aprimorar a experiência de clientes e corretores.
Um exemplo concreto de aplicação está na análise de dados desestruturados dos atendimentos, que chamamos de predição de perdas financeiras. Utilizamos IA para extrair insights, que nos permitem identificar oportunidades de redução de despesas, gerando impacto direto na rentabilidade e no monitoramento e aprimoramento dos serviços oferecidos.
Além disso, a inovação aberta é um pilar fundamental da nossa abordagem. Por meio do programa de intraempreendedorismo, incentivamos nossos colaboradores a propor projetos baseados em IA, garantindo que novas ideias sejam exploradas e desenvolvidas dentro da companhia. Esse modelo nos permite expandir o uso da tecnologia de forma colaborativa.
SG - O mercado de seguros vem se transformando por meio da inovação e da tecnologia. Como a MAPFRE se posiciona nesse contexto?
Temos investido fortemente em inovação aberta, intraempreendedorismo, parcerias com startups e hubs de inovação. Um exemplo é o programa “Tubarões MAPFRE”, que fomenta ideias internas com potencial de impacto real nos negócios. Desde seu lançamento, tivemos aproximadamente 300 ideias de colaboradores, que se tornaram 30 projetos reais, os quais estão transformando o modelo da MAPFRE de criar produtos e soluções, atender e agilizar a vida dos nossos clientes e corretores.
No recente evento MAPFRE Innovation Summit 2025, reforçamos nossa visão de inovação como motor de engajamento e transformação, com foco em hiperpersonalização, eficiência operacional e uso massivo de dados.
SG - Na sua opinião, qual a maior tendência hoje na transformação digital do mercado de seguros?
Entre as de maior relevância, vemos a consolidação de ecossistemas digitais e o uso de IA generativa para personalização e automação em escala, atuando em toda a cadeia do seguro, desde a cotação, efetivação e atendimento, até o pagamento do sinistro. Essas tendências apontam para um mercado mais ágil, centrado no cliente e orientado por dados.
SG - Hoje a forma de consumo mudou. Como a MAPFRE vê essa mudança, inclinada mais para o digital, e o que está sendo feito para conquistar esse novo consumidor?
Reconhecemos que o consumidor atual busca conveniência, agilidade e personalização. Para atender a esse perfil, temos digitalizado toda a jornada. Como exemplo real, podemos citar iniciativas como o uso de tecnologia para vistorias remotas e o desenvolvimento de produtos digitais com jornada simplificada, o que evidencia o compromisso da empresa com a inovação centrada no cliente.
SG - Há um crescente surgimento de seguradoras digitais, as insurtechs, muito menores do que as empresas tradicionais. Qual é o benefício que essas empresas trazem ao mercado de seguros?
As insurtechs são parte importante do nosso ecossistema e vieram para preencher lacunas relevantes. Na nossa visão, elas trazem agilidade, foco em nichos específicos e modelos operacionais eficientes. Desafiam o status quo e impulsionam a evolução do mercado. Vemos essas empresas como parceiras estratégicas, com grande potencial de colaboração em projetos de inovação e cocriação de soluções. Essas parcerias permitem testar abordagens, acelerar o time-to-market e explorar novos modelos de negócios.
SG - Às vezes, as pessoas acreditam que a inovação só vem através da tecnologia, mas ela também acontece na parte humana. Em junho, se comemora o mês do orgulho LGBTQIA+. Gostaria de saber como a MAPFRE se posiciona através dessa pauta.
A MAPFRE entende que inovação também está nas relações e no ambiente que promovemos internamente. Nosso NPS (Net Promoter Score), que mede a satisfação dos colaboradores com o ambiente de trabalho cresceu 13 pontos em nossa última pesquisa, um reflexo desse compromisso com o lado humano. Acreditamos que a valorização da diversidade faz parte dessa construção, e reconhecemos a importância de ampliar esse olhar para a pluralidade de pessoas, inclusive em temas como inclusão LGBTQIA+. Esse é um processo sempre em construção.
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