June 27, 2025
Por 🏆 Seguro Gaúcho | André Bresolin
Realizado quinta-feira, 26 de junho, no Teatro da PUC em Porto Alegre (RS), o 1° Congresso CVG RS reuniu especialistas, executivos de seguradoras e até influenciadores digitais para oferecer insights práticos, cases e histórias inspiradoras. E um dos grandes momentos do evento foi a palestra do vice-presidente corporativo da Icatu e presidente da Rio Grande Seguros, César Saut. O executivo compartilhou reflexões de um segurador de vida.
“Como Vender Seguro de Pessoas” foi o tema do congresso organizado pelo CVG RS e César Saut fez uma abordagem reflexiva, objetiva, que foi ao mesmo tempo simples e profunda. Muito além de que apresentar dados que comprovem a opulência da Icatu em seguros de vida e planos de previdência no contexto do mercado segurador, Saut disse que compreendeu a lógica de seu negócio e a própria finitude. “Quando sou questionado sobre por quais motivos eu obtive uma performance tão alta do ponto de vista de ser segurador de vida, eu repondo que entendi como funciona meu negócio e entendi que vou morrer. Compreender a própria finitude é libertador. A partir daí, você passa a valorizar o tempo. Você responde a toda e qualquer pergunta existencial referente a vida com a palavra tempo”, ressaltou o executivo.
Para responder à pergunta “como vender seguro vida?”, Saut comentou que as pessoas necessitam se conscientizar que elas irão morrer, e que antes da ocorrência do óbito, elas envelhecerão. Além dessa reflexão fundamental, o executivo argumentou que a população precisa questionar sobre o futuro que almeja ter e o que cada um deseja construir. “Baseado em minha visão objetiva existe um ciclo de vida em que temos uma fase de construção, outra etapa de desenvolvimento econômico e reprodução, conhecimento, experimentação e construção e por último existe a fase de desconstrução”, explicou Saut.
Ao enfatizar a importância da compreensão da finitude humana, o palestrante disse que é preciso valorizar pessoas que respeitem o tempo, que sonhem acordados e construam um futuro maior: “quaisquer pensadores de nossa história, nas mais diversas áreas, vão falar sobre tempo”.
O executivo argumentou que existem três coisas que movem o ser humano: propósito, poder e resultado. “Quando falo em propósito, estou me referindo aquilo que fazemos para pessoas, família e sociedade. Já em relação ao poder, relaciono a negócios, conexões, influência nos mercados e no desenvolvimento de empresas e da sociedade”, exemplificou Saut.
Durante sua explanação, o palestrante leu e comentou a respeito de frases muito reflexivas: “um mundo com excesso de informação irrelevante, coerência e lucidez é poder. O tempo deve estar presente na resposta honesta de qualquer pergunta existencial ou referente a questões que nos afligem e que são realmente relevantes”.
VEJA TAMBÉM
Com experiência no seguro de pessoas, Giba dará continuidade à expansão do CVG-RS
Canal Corretor consolida "jornada dos corretores" assumindo as áreas Comercial Corporate e de Experiência ...
Proteção financeira que traz previsibilidade, reduz preocupações e promove bem-estar emocional



