July 7, 2025
Por Insurtech.com.br
Durante uma etapa da minha carreira trabalhei com seguros atrelados a créditos, por isso, quando Marcelo Rubio — CEO da Mueve Seguro — me falou sobre sua insurtech, eu adorei! Porque mostra exatamente como a inovação pode se inserir em um mercado já consolidado. Hoje me reúno com Marcelo para que nos conte como está sendo essa trajetória.
A Mueve Seguro é uma insurtech do Grupo Insurex, empresa com mais de 13 anos de mercado e sócios com mais de 25 anos de experiência, que surgiu para fomentar a concorrência e a transparência no mercado de seguros associados a créditos. Até então, esses seguros tinham que ser contratados obrigatoriamente com a companhia designada pela instituição financeira, sem possibilidade de cotar, comparar ou escolher. Além disso, o custo era somado ao crédito e pago com a mesma taxa e prazo, gerando grandes diferenças de preço entre instituições.
Nos seus primeiros 12 meses de operação, a Mueve Seguro já transferiu mais de 15 mil clientes, com uma devolução média de $350.000 pesos chilenos por cliente (cerca de 350 dólares). Somente no último mês, o site da empresa recebeu mais de 42 mil visitas e gerou 30 mil leads.
Seu modelo permite substituir os seguros de desgravame e de desemprego (cesantía) por alternativas mais econômicas, mantendo a cobertura original. No caso do desgravame, a cobertura é idêntica; no caso do seguro de desemprego, o foco é proteger o cliente, e não a instituição financeira. O ponto chave é que a vigência do seguro não é interrompida, e o cliente não precisa realizar nenhum trâmite adicional, exceto fornecer seus dados e assinar eletronicamente um mandato dentro da plataforma, tudo 100% digital.
O inovador do modelo é que a Mueve Seguro cuida de todo o processo: renúncia ao seguro atual, recuperação do prêmio não utilizado e contratação do novo seguro. Este é financiado com parte do reembolso, e o valor excedente fica disponível para o cliente em uma carteira digital integrada.
A plataforma foi desenhada para que o cliente possa se autogerenciar completamente, desde o cálculo do valor a ser recuperado até o saque do dinheiro. Ela integra assinatura eletrônica avançada, um CRM flexível, atendimento automatizado por WhatsApp com inteligência artificial e um motor OCR com IA adaptativa para leitura de documentos. Além disso, estão desenvolvendo um aplicativo móvel para tornar a experiência ainda mais simples.
O processo pode ser iniciado pelo site, por WhatsApp ou com o agendamento de contato de uma consultora por telefone — ou seja, o famoso modelo híbrido. Essa experiência simples, digital e com benefícios reais tem gerado altos níveis de satisfação: muitos usuários se tornam promotores ativos do serviço, recomendando-o para amigos e familiares.
Desde o início, a Mueve Seguro abordou um produto complexo e sensível, amplamente questionado em muitos países. Para desenhar seu modelo, analisaram todos os atores envolvidos: bancos, corretoras e seguradoras. Como o seguro é fornecido pelas seguradoras, são elas que gerenciam a renúncia e a devolução do prêmio. Um dos principais desafios foi a aceitação do mandato, uma figura legal nova na indústria para esse tipo de trâmite, isso sim é inovação.
De modo geral, seguradoras sem vínculos diretos com instituições financeiras viram na Mueve Seguro uma oportunidade para atrair novos clientes. Já aquelas com alianças com bancos responderam de acordo com a regulação vigente, que protege os direitos do consumidor. Atualmente, a insurtech trabalha com Save, Mapfre, Consorcio e Sura.
A Mueve Seguro também está de olho em outros mercados. A portabilidade e o sobrepreço dos seguros são uma problemática comum em vários países da América Latina. Por isso, veem uma grande oportunidade de expansão para Peru, Paraguai, Bolívia, Colômbia e México. Sua vantagem competitiva está em uma plataforma robusta, centrada no cliente e facilmente escalável.
Mais do que tecnologia, o que os move é uma missão clara: oferecer preços justos, democratizar o acesso aos seguros, educar sobre seu uso e permitir que as pessoas recuperem seu dinheiro. Como diz Marcelo: “Os seguros atrelados a créditos são produtos voluntários, necessários e convenientes. Seu propósito é proteger o cliente diante de um sinistro, não se transformar em um peso extra”.
Open Insurance a todo vapor! No futuro, a Mueve Seguro quer se tornar o grande nome da portabilidade de seguros na América Latina, e uma corretora 100% digital que ofereça seguros para pessoas e empresas com processos de venda e pós-venda ágeis e simples. Entre os produtos em desenvolvimento estão: portabilidade de seguros de todas as instituições financeiras, seguros pessoais como saúde, residência e automóvel, e seguros empresariais como de maquinário, instalações e responsabilidade civil,todos com propostas competitivas e adaptadas às necessidades de cada cliente.
“Estamos convencidos de que estamos entregando uma solução clara e justa para quem nos escolhe”, conclui Marcelo.
VEJA TAMBÉM
Evento será realizado nos dias 27, 28 e 29 de agosto de 2026, no ExpoRio, no Rio de Janeiro
"Sabe que é Seguro" já tem quatro episódios disponíveis no Spotify e no YouTube
Prêmio Nacional reconhece programa 'Bem-estar Bem, Bem-estar Icatu', que promove a saúde integral dos cola ...



