Publicidade


Setor Segurador reage a novo decreto que impõe IOF sobre Planos VGBL

CNseg e FenaPrevi criticam medida que desestimula a poupança de longo prazo



🏆 Conteúdo Exclusivo
July 18, 2025

Por 🏆 Seguro Gaúcho | Julia Schneider
setor-segurador-reage-a-novo-decreto-que-impoe-iof-sobre-planos-vgbl

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) manifestaram oficialmente sua discordância em relação ao Decreto 12.499/2025, que institui a cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nos planos de seguros de vida com cobertura por sobrevivência, conhecidos como VGBL.

Pela nova regra, será cobrado IOF de 5% sobre o valor nominal dos depósitos que ultrapassarem R$ 300 mil ainda neste ano. O setor entende que a medida impõe um ônus desproporcional ao produto, criando uma assimetria tributária e desestimulando o investimento em instrumentos voltados à formação de poupança de longo prazo, um dos pilares da previdência privada e da proteção financeira no país.

“A incidência de IOF no VGBL está na contramão das ações do mercado segurador de estimular a poupança de longo prazo, cada vez mais necessária no cenário de envelhecimento da população”, afirmam as entidades na nota divulgada nesta quinta-feira (17).

A CNseg e a FenaPrevi indicam que pretendem manter o diálogo com os Poderes Executivo e Legislativo, na tentativa de reverter a decisão. O objetivo é alertar sobre os impactos negativos da medida para os poupadores e para o equilíbrio do sistema previdenciário complementar.

Confira a nota oficial:

A Confederação Nacional das Seguradoras e a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida reiteram sua discordância com o decreto presidencial que cria a cobrança de IOF nos planos de seguros de vida com cobertura por sobrevivência (VGBL), estabelecida no Decreto 12.499/2025.

O setor segurador pretende continuar o debate para sensibilizar os Poderes quanto à decisão que passa a cobrar IOF de 5% sobre o valor nominal dos depósitos acima de R$ 300 mil neste ano.

Reiteramos que a incidência de IOF no VGBL, além de criar assimetria no produto, está na contramão das ações do mercado segurador de estimular a poupança de longo prazo, cada vez mais necessária no cenário de envelhecimento da população.





Publicidade


VEJA TAMBÉM


gilberto-giba-bittencourt-assume-a-presidencia-do-cvg-rs-a-partir-de-2026
Gilberto “Giba” Bittencourt assume a presidência do CVG-RS a partir de 2026

Com experiência no seguro de pessoas, Giba dará continuidade à expansão do CVG-RS


mapfre-reorganiza-estrutura-no-brasil
MAPFRE reorganiza estrutura no Brasil

Canal Corretor consolida "jornada dos corretores" assumindo as áreas Comercial Corporate e de Experiência ...


seguro-se-transforma-em-ferramenta-moderna-de-prevencao-a-ansiedade
Seguro se transforma em ferramenta moderna de prevenção à ansiedade

Proteção financeira que traz previsibilidade, reduz preocupações e promove bem-estar emocional









topo