August 12, 2025
Por 🏆 Seguro Gaúcho | Andréia Pires
O tradicional encontro do Clube da Pedrinha RS reuniu profissionais do mercado segurador no dia 11 de agosto, na Casa do Marquês, em Porto Alegre. A programação foi marcada por debate sobre o papel das assessorias de seguros, conduzido pelo palestrante Alberto Muller da Silva, sócio-proprietário da Suporte Consultoria e Assessoria em Seguros.
Na abertura, a presidente do Clube, Eliane Freitas, destacou a agenda do setor, comemorou aniversários de profissionais e entidades do segmento no mês de agosto e apresentou o novo PIN da entidade.
O encontro também contou com a participação de Daniela Zimmer, head de Relacionamento Comercial – Sul da Usebens, sorteada como a “pedrinha” para compartilhar sua trajetória no mercado segurador. Ela ressaltou a ligação entre sua vida pessoal e o Clube, afirmando que os dois estão interligados.
Em sua palestra, Alberto apresentou um panorama do setor de seguros no Brasil e no Rio Grande do Sul, abordando o perfil dos corretores gaúchos, que atualmente somam 8.385 profissionais no estado, entre pessoas físicas e jurídicas. Entre outros dados coletados com base em pesquisa realizada pelo Brasesul 2025. O executivo também explicou o que são as assessorias de seguros, suas principais funções e os três pilares de trabalho que abrangem objetivos comerciais e operacionais.
O palestrante enfatizou que “muitos corretores falam que gostariam de trabalhar mais com as assessorias e menos com as seguradoras”. Segundo ele, o conhecimento e o apoio oferecido contribuem para o desenvolvimento do trabalho. Ao comparar canais digitais com assessorias, observou que “a assessoria é mais ativa” e que “a pandemia contribuiu para a assessoria e o canal digital”.
Alberto também destacou o papel da Aconseg, entidade que representa as assessorias no Brasil, com ênfase para a atuação no Rio Grande do Sul, que em 25 anos de existência atende 19 associadas. Muller apresentou ainda um panorama das entidades em outras regiões, como Centro-Oeste, São Paulo, Rio de Janeiro e Norte-Nordeste, além de tratar das vantagens para seguradoras, desafios do setor no estado e oportunidades de crescimento.
Entre os pontos discutidos, chamou atenção para a baixa penetração do seguro residencial: “Ainda existe muita empresa mal segurada”. Ressaltou também que “as assessorias estão investindo em sua estrutura. Não estamos esperando o tempo passar” e que “muito corretor pequeno do interior vê na assessoria um apoio essencial”.
Antes do encerramento, o público participou de um espaço aberto para perguntas e respostas, fortalecendo a troca de experiências e perspectivas sobre o futuro das assessorias no mercado segurador.
VEJA TAMBÉM
Com experiência no seguro de pessoas, Giba dará continuidade à expansão do CVG-RS
Canal Corretor consolida "jornada dos corretores" assumindo as áreas Comercial Corporate e de Experiência ...
Proteção financeira que traz previsibilidade, reduz preocupações e promove bem-estar emocional



