August 22, 2025
Por 🏆 Seguro Gaúcho | Andréia Pires
O setor de seguros gaúcho ganhou uma nova liderança em uma de suas instituições mais tradicionais. Fernando Marques Menezes, sócio-fundador da Sultec Vistorias de Veículos, assumiu na noite da quinta-feira, 21 de agosto, a função de reitor do Clube da Bolinha RS, ao lado dos vice-reitores Giovane Menger e Edson Oliveira, com mandato até julho de 2027. A indicação, para Menezes, representa tanto uma conquista pessoal quanto profissional: “É um privilégio ser um Bolinha e muito gratificante ser lembrado para assumir essa função, junto com os vice-reitores, para estarmos à frente deste seleto grupo até julho de 2027. Com o desafio de integrar, confraternizar, organizar viagens e buscar alinhar ações sociais específicas ao nosso mercado”, destacou.
Experiência no setor de seguros a serviço do Clube
Com uma trajetória reconhecida no mercado, o novo reitor acredita que sua vivência será um diferencial para fortalecer ainda mais o papel do Clube. “Pessoalmente acredito que sempre tive livre acesso em todas as seguradoras e entidades do mercado. Isso é um facilitador para a busca de ações que ajudem o mercado como um todo, sejam elas sociais e troca de experiências entre os integrantes do Clube”, afirmou.
Continuidade e inovação na gestão
Fundado em 15 de abril de 1959, o Clube da Bolinha RS tem mais de seis décadas de tradição em integração e relacionamento no setor de seguros. Menezes ressalta que a gestão dará continuidade a esse legado, sempre respeitando o estatuto da entidade. “Ao longo dos anos, buscamos sempre dar continuidade às ações que o Clube vem desenvolvendo há mais de 65 anos, desde sua fundação em 15 de abril de 1959, seguindo rigorosamente o seu estatuto. Acredito que a atual reitoria possui um excelente relacionamento com todos os gestores e entidades do mercado, somando a isso uma sinergia que sempre contribui para o desenvolvimento do mesmo. E é assim que trabalharemos nos próximos dois anos essa gestão.”
Os objetivos incluem não apenas o fortalecimento do relacionamento entre os membros, mas também a valorização da participação das famílias. “Possuímos objetivos e propósitos claros para essa gestão, que é de fomentar o relacionamento e integração entre os familiares Bolinhas e as Luluzinhas, carinhosamente denominadas as esposas dos confrades, bem como, ações sociais específicas onde julgarmos necessário”, explicou.
DNA solidário do Clube da Bolinha
Menezes lembrou que, durante a pandemia, não foi possível realizar muitas ações presenciais. No entanto, a entidade esteve ativa na tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul em 2024. “Na pandemia, quando estava à frente do clube, não conseguimos realizar muitas ações, já no ano passado, na catástrofe da enchente, onde muitos de nossos confrades foram afetados diretamente e outros na linha de frente ajudando da melhor maneira possível, sempre buscamos ações para ajudar e diminuir o sofrimento das pessoas. Acho que isto está no DNA dos Bolinhas e do mercado segurador como um todo”, ressaltou.
Visão para o futuro
Representando também a Sultec, empresa que fundou, Menezes acredita que a experiência empresarial e associativa será fundamental para aproximar ainda mais o Clube da dinâmica do mercado segurador. “Acredito muito no trabalho em conjunto, buscar sempre ouvir, inovar, ajudar, sempre com um ambiente leve, descontraído e respeitoso, foi assim ao longo de minha carreira e seguirá assim nesta gestão. Nosso mercado é muito dinâmico e evoluído e o Clube da Bolinha deverá seguir essa tendência de apoio, de conversas, integração, troca de conhecimentos, inovação, aliado a eventos leves e descontraídos.”
VEJA TAMBÉM
Com experiência no seguro de pessoas, Giba dará continuidade à expansão do CVG-RS
Canal Corretor consolida "jornada dos corretores" assumindo as áreas Comercial Corporate e de Experiência ...
Proteção financeira que traz previsibilidade, reduz preocupações e promove bem-estar emocional



