September 9, 2025
Por 🏆 Seguro Gaúcho | André Bresolin
A inteligência artificial (IA) vem transformando o setor de seguros de forma irreversível, com aplicação crescente em todas as etapas da jornada do cliente — da cotação à regulação de sinistros, passando pela subscrição e pelo atendimento. A tecnologia tem permitido automatizar tarefas repetitivas, reduzir o tempo de resposta e aumentar a eficiência operacional das seguradoras. E a Pier Seguradora vem utilizando a IA para simplificar e acelerar processos tradicionalmente burocráticos no segmento em que atua. Desde sua a fundação, a empresa tem como propósito oferecer produtos mais acessíveis e um atendimento superior.
O Pier Bolt é um bom exemplo de investimento em inteligência artificial realizado pela Companhia para tornar seus processos mais ágeis e acessíveis. Trata-se de um sistema que regula sinistros e efetua pagamentos automáticos. De acordo com o CEO da Pier, Igor Mascarenhas, cerca de 30% dos sinistros de seguro para celulares são quitados instantaneamente, em questão de segundos, consolidando o processo como o mais rápido do mercado. “Além disso, a tecnologia é aplicada na análise de risco, na prevenção a fraudes e em operações de backoffice, garantindo maior eficiência e redução de custos. A IA é peça-chave para viabilizar sua missão de oferecer seguros acessíveis, rentáveis e com uma experiência diferenciada aos clientes”, enfatiza Mascarenhas.
Para tornar a experiência do cliente mais simples, acessível e eficiente, a Companhia dispõe de múltiplos agentes de IA que executam atividades críticas, como análise de risco, prevenção de fraudes e automação de processos, o que permite preços mais adequados ao perfil de cada consumidor. Na prática, o cliente enxerga um seguro fácil de contratar e usar, mas isso só é possível graças ao uso intensivo de dados.
A Pier possui um volume de informações 300 vezes maior no setor. A IA influencia tanto na criação, quanto na entrega dos produtos da empresa. “No Seguro Automóvel a IA ajuda a analisar informações e comportamentos dos motoristas para oferecer preços mais competitivos e justos. Já no Seguro Celular, a tecnologia permite identificar padrões de fraude com mais eficiência, garantindo maior proteção aos clientes e sustentabilidade do produto”, explica Mascarenhas.
A IA está integrada ao trabalho de todas as áreas, se constituindo em uma ferramenta que funciona no aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido pela empresa. Profissionais dos setores jurídico, marketing e comunicação utilizam a inteligência artificial para ganhar agilidade e precisão em suas atividades, enquanto os times de tecnologia e machine learning são responsáveis por desenvolver e sustentar as plataformas proprietárias, garantindo consistência de dados e sistemas.
A Seguradora aposta que a inteligência artificial promoverá nos próximos 10 anos transformações tão profundas quanto as que a tecnologia trouxe nos últimos 15. Na avalição do CEO da Pier esse cenário tende a impulsionar o mercado de seguros, já que o aumento de renda per capita gera uma expansão proporcional do consumo de proteção. “Famílias de maior renda, por exemplo, destinam cerca de 4% de sua renda a seguros, enquanto famílias de baixa renda muitas vezes não acessam esse tipo de produto. À medida que a renda cresce, a penetração dos seguros também se expande, abrindo espaço para um mercado muito mais robusto no longo prazo”, argumenta Mascarenhas.
O investimento em inteligência artificial está servindo para aprimorar a experiência dos corretores de seguros. Desde o início do ano, quando passou a atuar nesse canal, a empresa já conta com mais de 2 mil profissionais cadastrados em sua plataforma. A tecnologia tem permitido automatizar etapas antes burocráticas, liberando o corretor para focar no relacionamento com os clientes e no fortalecimento da carteira.
Um exemplo é o sistema de cotação: em vez de dezenas de campos obrigatórios, a Pier simplificou o processo para apenas quatro, tornando-o ágil e eficiente. De acordo com a co-CEO da Pier, Camila Kataguiri, a vistoria também utiliza IA embarcada, agilizando a jornada de compra e oferecendo uma experiência superior ao cliente. Segundo a empresa, a tecnologia deve ser uma aliada dos corretores, nunca uma ameaça. “Com o uso inteligente de dados, a empresa consegue oferecer preços mais competitivos e ampliar a inclusão de novos clientes no mercado de seguros, o que gera novas oportunidades de negócios para os profissionais do setor”, conclui Camila.
VEJA TAMBÉM
Com experiência no seguro de pessoas, Giba dará continuidade à expansão do CVG-RS
Canal Corretor consolida "jornada dos corretores" assumindo as áreas Comercial Corporate e de Experiência ...
Proteção financeira que traz previsibilidade, reduz preocupações e promove bem-estar emocional



