September 17, 2025
Por 🏆 Seguro Gaúcho | André Bresolin
O Workshop Novas Soluções para Corretores, realizado na tarde de 15 de setembro no Auditório HP do Tecnopuc, em Porto Alegre (RS), apresentou novidades em produtos, serviços e soluções. Além de destacar inovação, networking e o papel dos corretores na expansão de marcas e na criação de novos nichos, o evento promoveu momentos especiais como a palestra da jornalista Kamila Almeida, que é especialista em narrativas envolventes e escuta ativa.
Diferente de palestras tradicionais em que o tema proposto é abordado de forma técnica e específica, Kamila trouxe para sua explanação passagens de sua vida familiar e profissional para que a plateia compreendesse de que maneira a escuta ativa e a comunicação consciente surgiu em sua jornada e viesse a fazer parte de seu trabalho diário.
A comunicação foi apresentada como elemento central para estabelecer conexões verdadeiras entre empresas e clientes na explanação de Kamila. Jornalista de formação, ela fez questão de enfatizar que as pessoas precisam ouvir com curiosidade — “como uma criança que descobre o mundo” — e interpretar com maturidade. De acordo com a palestrante esses tipos de escuta e interpretação são práticas essenciais para transformar informações complexas em mensagens simples e compreensíveis.
“Nosso cérebro gosta da simplicidade”, destacou Kamila, lembrando que muitos produtos podem parecer fáceis de entender, mas na realidade oferecem múltiplas soluções. A sobrecarga de informações, explicou, compromete a retenção e dificulta o engajamento.
A oradora ressaltou que a comunicação é “a linha imaginária que une os relacionamentos”, capaz de construir pontes, gerar pertencimento ou, em contrapartida, romper vínculos. “Ela não é o que você fala, mas o que o outro entende”, afirmou, reforçando a importância da clareza, da intenção e da estratégia no discurso.
A palestrante também abordou os desafios contemporâneos das relações humanas. “Vivemos uma crise de suficiência. Nunca temos dinheiro suficiente, amor suficiente ou tempo suficiente”, apontou Kamila. De acordo com a especialista em comunicação esse cenário alimenta a chamada epidemia de solidão, que já atinge uma em cada seis pessoas no mundo, de acordo com dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para a palestrante, reconhecer essa fragilidade coletiva é fundamental: “Estamos todos no mesmo mar, cada um no seu barco, remando do seu jeito. Somos seres sociais e só existimos em relação ao outro”.
Uma das dicas mais importantes que a jornalista deu para a plateia em relação à comunicação consciente foi a de parafrasear o diálogo, quando esse acontecer entre duas pessoas. “Enquanto o outro estiver falando, o mais importante é estimulá-lo até concluir sua fala. Somente após isso é que terá início uma fala argumentativa”, explicou. Segundo Kamila, em um diálogo, parafrasear a pessoa que está falando é uma técnica assertiva para estimular a conversa. “Fazer perguntas abertas, mostrar empatia, validar os sentimentos e reconhecer as emoções são condutas importantes para êxito da comunicação”, foram reflexões e ensinamentos compartilhados pela especialista em escuta ativa.
VEJA TAMBÉM
Com experiência no seguro de pessoas, Giba dará continuidade à expansão do CVG-RS
Canal Corretor consolida "jornada dos corretores" assumindo as áreas Comercial Corporate e de Experiência ...
Proteção financeira que traz previsibilidade, reduz preocupações e promove bem-estar emocional



