September 24, 2025
Por Jornal do Comércio | Gerson Anzzulin
A digitalização do setor segurador vem avançando com forte ritmo no Brasil. A novidade mais recente neste segmento é a Provion Seguros, que tem o objetivo de transformar a experiência do seguro automotivo por meio de uma jornada 100% digital, inteligência artificial aplicada em todas as etapas e total conformidade regulatória. Este tema será abordado nesta entrevista com o presidente da Provion Seguros, Sergio Provion.
Qual é a origem da Provion?
A empresa foi fundada no Rio de Janeiro há 10 meses e temos 07 meses de operação. Nosso produto é um seguro de cobrança mensal, visando o mercado das classes C e D que precisam de um atendimento regulado. Este é um mercado carente, sendo que 70% desta população não tem seguro e atendimento para o seu carro.
A proposta da Provion combina eficiência operacional e acesso ampliado. Como funciona isto na prática?
Viemos para democratizar o seguro, trazendo atendimento para parte da população que está desatendida. Na plataforma, o cliente faz a contratação e sai com carro segurado em dois minutos. O seguro da Provion olha apenas para a tabela FIPE do valor do veículo. Não fazemos análise do perfil, da diferença do CEP ou de quanto tempo o condutor tem de carteira. O nosso único foco é a tabela FIPE para a precificação do produto e é assim que enxergamos nossos clientes. Além da cobertura básica de roubo, furto, colisão e incêndio, temos atendimento 24 horas com reboque, seguro para terceiros e alguns benefícios, como descontos em farmácias e faculdades.
Menos de 30% da frota nacional de veículos possui seguro. Isto foi um atrativo para a criação da Provion?
Queremos chegar em todo o mercado, tendo uma aceitação maior de veículos, tanto de idade de fabricação a partir de 1986, quanto dos novos mercados de elétricos e híbridos. O nosso custo de prêmio é acessível. Temos a meta de chegar a 10 mil placas até o final do ano. Para dezembro de 2026 queremos chegar a 50 mil placas.
A Provion pretende atender outros ramos de seguros?
Sim. Queremos levar para os nossos clientes todos os produtos que eles precisam para o seu cotidiano, como o residencial, pet, celular, eletrodomésticos e o de moto. Já estamos em negociações com algumas seguradoras e os lançamentos devem ocorrer no 1º trimestre de 2026. No seguro auto, a nossa parceria é com a OON Seguradora.
Dados do Grupo Tracker indicam uma alta de 15,3% nos roubos e furtos de veículos leves no primeiro semestre de 2025. Esse é um indicativo de que o produto seguro auto é importante para os consumidores?
É preciso deixar claro que o carro também é um canal de sustento de muitas famílias. Os números de roubos e furtos de veículos mostram que os consumidores necessitam do seguro auto. Avaliamos constantemente a quantidade e as regiões onde ocorrem os delitos visando oferecer um produto de qualidade e compatível financeiramente para que as famílias não fiquem sem o seu meio de sustento e locomoção.
VEJA TAMBÉM
Com experiência no seguro de pessoas, Giba dará continuidade à expansão do CVG-RS
Solução promete acelerar cotações, ampliar território comercial e redefinir a experiência de venda de plan ...
Canal Corretor consolida "jornada dos corretores" assumindo as áreas Comercial Corporate e de Experiência ...



