September 26, 2025
Por 🏆 Seguro Gaúcho | André Bresolin
Logo após a cerimônia de abertura do Conec 2025, na noite de 25 de setembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP), foi realizado um Talk-Show com o tema “Novas Resoluções e Tecnologias – Para onde vai o mercado de seguros?". A apresentação contou com a apresentação do diretor de Regulação Prudencial e Estudos Econômicos da Susep, Airton Almeida, e teve a participação de Simone Fávaro, 1ª vice-presidente do Sincor-SP, e Braz Romildo Fernandes, 2º vice-presidente do Sincor-SP.
Na abertura da atividade, Braz Fernandes solicitou que Airton Almeida comentasse a respeito da Lei Complementar (LC) nº 213/2025, que estabelece o marco regulatório para as associações de proteção patrimonial mutualista e para as cooperativas de seguros. O executivo respondeu que a lei trouxe dois novos players ao mercado segurador e que em sua avaliação isso pode ser uma das maiores oportunidades para a indústria de seguros dos últimos 60 anos, o que inclui corretores, seguradoras, resseguradoras, instituições de ensino, auditores e advogados.
"Estamos falando de proteção patrimonial mutualista, um ótimo caminho para companhias de seguro, associações e associados. No caso das associações essa é possibilidade de ser estipulante em apólices de seguros daquilo que não é proteção", afirmou o representante da SUSEP. De acordo com o diretor de Regulação Prudencial e Estudos Econômicos da SUSEO, 26% dos prêmios mundiais de seguros são provenientes de mútuas ou cooperativas, o que representa quase US$ 1,3 trilhão: "esses números mostram a oportunidade que o país tem em aumentar a cobertura dos brasileiros”.
Simone Fávaro perguntou como a Superintendência de Seguros Privados trata o tema referente a nova norma dos corretores que está consulta pública. Almeida respondeu que a lei já passou por duas consultas públicas dentro da SUSEP. O executivo disse que a autorregulação dos corretores de seguros trará novos direitos, deveres e obrigações para os corretores e que as novas oportunidades serão incorporadas nessa norma e também haverá o tratamento das instituições de ensino. "A norma traz algumas variações e ela é um capítulo escrito. Nós precisaremos da participação de todos vocês no sentido de aperfeiçoar essa norma, que está em consulta pública por um prazo de 45 dias. Gostaria de conclamar a todos que participem desse processo de consulta pública", salientou Almeida.
Braz Fernandes pediu que Almeida explicasse sobre o funcionamento do laboratório de inovação e seguros da SUSEP. O executivo respondeu que a entidade está procurando aproximar-se cada vez mais das novas tecnologias e por isso foi estabelecido um acordo de cooperação técnica com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) do Rio de Janeiro. "Criamos o chamado Susep Lab e já temos três projetos em andamento. Um desses projetos é de supervisão e conta com a utilização de inteligência artificial para supervisão e fiscalização de entidades supervisionadas pela SUSEP e depositamos muita expectativa nisso", esclareceu diretor de Regulação Prudencial e Estudos Econômicos.
O Talk-Show foi apenas a primeira de várias atividades de grande relevância que acontecerão durante o Conec 2025. Evento promete realizar uma edição histórica que irá conectar o corretor de seguros ao futuro.
VEJA TAMBÉM
Com experiência no seguro de pessoas, Giba dará continuidade à expansão do CVG-RS
Canal Corretor consolida "jornada dos corretores" assumindo as áreas Comercial Corporate e de Experiência ...
Proteção financeira que traz previsibilidade, reduz preocupações e promove bem-estar emocional



