Publicidade


Conec 2025: líderes de seguradoras debatem a transformação digital

Executivos compartilharam suas visões sobre os rumos da inovação no setor



🏆 Conteúdo Exclusivo
September 29, 2025

Por 🏆 Seguro Gaúcho | André Bresolin
conec-2025-lideres-de-seguradoras-debatem-a-transformacao-digital

A transformação digital na corretagem de seguros irá mostrar na prática como as novas tecnologias estão redesenhando processos, otimizando a experiência do cliente e ampliando o potencial de negócios dos corretores. Para debater e analisar essa temática tão importante e crescente no segmento, a plenária principal do dia 26 de setembro na 20ª edição do Congresso de Corretores de Seguros (Conec 2025) reuniu lideranças de companhias seguradoras. A mediação do encontro foi conduzida pelo 2º tesoureiro do Sincor-SP, Fernando Alvarez, e pelo seu colega, o 1º secretário da mesma entidade, Marcus Abarca. 

Alvarez e Abarca fizeram ponderações e comentários a respeito do tema debatido. Eles ressaltaram que embora a transformação digital vem ocupando cada vez mais espaço no setor de seguros e que as companhias seguradoras têm investido ao longo dos anos milhões em aparatos tecnológicos, poucas vezes os corretores são convidados a participar e opinar sobre o desenvolvimento de ferramentas digitais.

O presidente da Tokio Marine, José Adalberto Ferrara, disse que é hábito da Seguradora escutar os parceiros de negócio quando ocorre o lançamento de produtos e serviços, e a Companhia realiza duas pesquisas anuais junto aos corretores. "Está no DNA da Tokio Marine consultar os corretores, inclusive quando vamos lançar um produto fazemos os testes de aceite com os colaboradores da empresa. Esses profissionais ajudam ativamente no desenvolvimento de produtos e serviços. Atualmente, o grande desafio é lidar com o surgimento de novas tecnologias, ou seja, como vamos utilizar a inteligência artificial para auxiliar nossos parceiros em suas vendas", ponderou Ferrara.

Felipe Nascimento, CEO da MAPFRE Brasil, apresentou iniciativas da companhia voltadas para o apoio à rede de parceiros. Entre elas, citou o programa “Junto Resolvemos”, criado para ouvir os corretores e aprimorar sua experiência. O executivo também anunciou a formação de um Conselho Nacional de Corretores, iniciativa que busca aproximar ainda mais a categoria das estratégias da seguradora.
Nascimento ressaltou ainda o lançamento do aviso de sinistro totalmente guiado por inteligência artificial via WhatsApp, que já permite interação por voz, imagem e texto, cobrindo todo o processo de ponta a ponta.

O painel também trouxe reflexões sobre o papel da rede de distribuição frente às novas inovações digitais. Para Eduardo Dal Ri, CEO do Grupo HDI, a inteligência artificial pode ser incorporada por corretores de todos os portes. “As seguradoras vão apoiar com iniciativas para agilizar o atendimento e reduzir rotinas burocráticas, mas os corretores precisam se letrar em IA, começando pequeno e escalando dentro de suas operações”, afirmou.

Como a inteligência artificial está sendo aplicada pela Porto para melhorar a experiência do cliente e apoiar a corretagem de seguros foi o questionamento feito para o CEO do Grupo Porto, Paulo Kakinoff. O executivo respondeu que a melhor e mais promissora das medidas adotas pela Companhia está relacionada ao uso pragmático da inteligência artificial. "O uso prático do que pode ser percebido por nosso segurado como um benefício da IA me parece ser o caminho certo para nossa indústria", ressaltou Kakinoff.

Riscos e oportunidades no processo de transformação digital foi o enfoque proposto ao diretor-presidente da Bradesco Seguros, Ivan Gontijo. O executivo disse que a seguradora criou há dois anos o programa Opinião de Valor, para ter uma escuta ativa de todos os corretores: "com essa iniciativa a companhia consegue entender onde pode melhorar em processos e produtos, além de criar uma interface cada vez maior com vocês na esfera digital". Para Gontijo a parceria, entre seguradoras e corretores, está sendo fortalecida devido às oportunidades decorrentes da transformação digital. "A subscrição será feita de uma forma diferenciada com a inteligência artificial e a precificação mais adequada vai permitir que os corretores vendam um produto mais adequado a cada cliente", explicou.





Publicidade


VEJA TAMBÉM


gilberto-giba-bittencourt-assume-a-presidencia-do-cvg-rs-a-partir-de-2026
Gilberto “Giba” Bittencourt assume a presidência do CVG-RS a partir de 2026

Com experiência no seguro de pessoas, Giba dará continuidade à expansão do CVG-RS


mapfre-reorganiza-estrutura-no-brasil
MAPFRE reorganiza estrutura no Brasil

Canal Corretor consolida "jornada dos corretores" assumindo as áreas Comercial Corporate e de Experiência ...


seguro-se-transforma-em-ferramenta-moderna-de-prevencao-a-ansiedade
Seguro se transforma em ferramenta moderna de prevenção à ansiedade

Proteção financeira que traz previsibilidade, reduz preocupações e promove bem-estar emocional









topo