October 6, 2025
Por 🏆 Seguro Gaúcho | Arthur Moraes
Um ônibus de excursão escolar com cerca de 57 estudantes e dois professores ficou desgovernado na Rua Espírito Santo, no Centro Histórico de Porto Alegre, e acabou colidindo com diversos veículos antes de incendiar. Segundo a Brigada Militar e apurações preliminares, o motorista teria acionado o freio de mão após colidir com cabos de energia, mas o coletivo continuou descendo a via sem controle.
Durante o trajeto, foram atingidos dez veículos, nove carros e uma motocicleta, além de contêineres e obstáculos urbanos. O ônibus terminou parando em frente ao Edifício Esmeralda, cuja fachada sofreu danos e ao menos três apartamentos foram atingidos pelas chamas. Algumas pessoas necessitaram de atendimento médico por inalação de fumaça, mas não há registro de fatalidades até o momento.
Até agora, não há estimativa pública consolidada dos prejuízos causados, nem valor oficial de indenização ou danos.
Seguro de ônibus: quais coberturas são possíveis?
Para que um sinistro como esse seja indenizado, depende da apólice contratada. Abaixo, os tipos mais comuns de cobertura para ônibus e como eles podem (ou não) atuar:
Cobertura “casco” (ou compreensiva para ônibus)
- É a cobertura que protege o veículo segurado contra colisões, incêndio, roubo/furto.
- No caso de incêndio causado por falha técnica, acidente ou mesmo propagação de fogo externo, essa cobertura pode responder pelos danos ao próprio ônibus.
- Dependendo da apólice, também pode incluir assistência 24 horas, guincho, reparos emergenciais etc.
- Algumas seguradoras limitam aceitação para ônibus com idade máxima ou exigem condições específicas de vistoria.
Responsabilidade civil (terceiros)
- Para danos materiais ou corporais causados a veículos ou pessoas que não são parte do transporte do ônibus, a cobertura de responsabilidade civil (terceiros) prevista na apólice pode responder.
- Em geral, esse seguro cobre danos a carros atingidos, fachadas prediais, vidros quebrados etc.
- É comum que as coberturas sejam segmentadas (terceiros materiais, terceiros corporais) e com limite máximo de indenização.
Seguro de prédios / imóveis atingidos
- O seguro do ônibus não costuma cobrir danos a apartamentos ou imóveis atingidos, a menos que haja cláusula específica de responsabilidade civil patrimonial ampliada, o que é incomum.
- Os moradores ou o condomínio deverão acionar seu seguro residencial ou seguro condomínio / riscos da edificação, conforme a cobertura prevista na apólice.
- Em casos bem negociados, pode haver acionamento de seguro de responsabilidade civil do transportador para ressarcir prejuízos a imóveis, se essa cláusula estiver prevista.
Pane mecânica
- A pane mecânica (falha do motor, freios, sistemas intermediários) geralmente não é coberta pela cobertura casco padrão, salvo em apólices com extensão para “danos mecânicos” ou “eventos elétricos”, se contratada como opção adicional.
- Ou seja: se o ônibus perder freio ou sofrer falha mecânica, essa parte pode não ser indenizada, dependendo do contrato.
Seguradoras que operam seguro para ônibus no Brasil
Algumas seguradoras tradicionais e especializadas oferecem apólices para ônibus com coberturas para transporte rodoviário de passageiros ou fretamento, entre elas:
- Essor Seguros: oferece seguro casco para ônibus com coberturas de colisão, incêndio e roubo/furto.
- Seguradoras que apóiam operações de transporte e ônibus em apólices de seguro comercial ampliado (empresas de seguro que trabalham com frotas)
- Algumas montadoras (por exemplo, programas de seguro vinculados a fabricantes) oferecem soluções conjuntas para ônibus, com coberturas compreensivas e responsabilidade civil.
A aceitação varia bastante quanto ao tipo de transporte (urbano, interestadual, turismo, escolar) e à idade do veículo.
Em relação aos danos no caso ocorrido
- O seguro do ônibus (casco) poderá cobrir os danos ao veículo incendiado, desde que a apólice inclua cobertura de incêndio.
- Os carros atingidos e a fachada / apartamentos só serão indenizados se houver cobertura de responsabilidade civil do ônibus ou cláusula que cubra danos a terceiros. Caso contrário, cada proprietário deverá acionar seu seguro automóvel ou seguro do imóvel.
- Quanto à pane mecânica que teria iniciado o evento (freio que falha, descontrole), dependerá da apólice: se não houver cobertura para falhas mecânicas, o seguro pode recusar indenizar esse componente.
- A avaliação da causa do sinistro (se a pane mecânica foi a causa principal ou evento exclusivo) será determinante para análise pela seguradora.
VEJA TAMBÉM
Evento será realizado nos dias 27, 28 e 29 de agosto de 2026, no ExpoRio, no Rio de Janeiro
"Sabe que é Seguro" já tem quatro episódios disponíveis no Spotify e no YouTube
Prêmio Nacional reconhece programa 'Bem-estar Bem, Bem-estar Icatu', que promove a saúde integral dos cola ...



