October 22, 2025
Por 🏆 Seguro Gaúcho | Arthur Moraes
O Teatro Bradesco, em São Paulo, foi palco, no dia 21 de outubro, do 18º Fórum da Longevidade, promovido pelo Grupo Bradesco Seguros, com patrocínio da Bradesco Saúde e da Bradesco Vida e Previdência. Sob o tema “Longevidade em Movimento”, o evento reuniu especialistas, artistas e homenageados para um dia de reflexões sobre envelhecimento saudável, propósito e bem-estar integral. A condução ficou a cargo da apresentadora Cissa Guimarães, que conduziu o público em uma jornada inspiradora sobre o viver mais e melhor.
Saúde, prevenção e propósito: o envelhecimento sob uma nova ótica
Em entrevista ao Seguro Gaúcho e Seguro Catarinense, o diretor-gerente da Bradesco Saúde, Flávio Bitter, destacou o compromisso do grupo em promover a saúde e o envelhecimento ativo.
“Estamos aqui na 18ª edição desse Fórum da Longevidade, uma iniciativa conjunta das unidades de Saúde, Vida e Previdência e Seguros. Nosso objetivo é promover esse tema tão relevante, que é a promoção da saúde e a prevenção de doenças, elementos fundamentais para garantir uma vida plena, com mobilidade e autonomia, mesmo em idades mais avançadas”, afirmou Bitter.
O executivo ressaltou ainda que o Fórum exerce papel essencial na disseminação de conhecimento e na inspiração de atitudes transformadoras.
“Fóruns como esse permitem passar essa mensagem por meio de especialistas, pessoas de notório saber, da mídia e da ciência. Isso faz toda a diferença”, completou.
Longevidade e autonomia: o futuro do envelhecer saudável
O consultor de saúde e estilo de vida Márcio Atalla levou ao palco uma reflexão sobre o futuro da longevidade, destacando que nunca houve tantas condições e informações para envelhecer com saúde.
“Antigamente, a partir dos 50 ou 60 anos, era comum perder massa muscular, emprego e propósito, o que dificultava a realização de tarefas do dia a dia. Hoje, temos condição de chegar aos 80 ou 85 anos com produtividade, autonomia e o físico dando conta das atividades cotidianas”, destacou Atalla.
Segundo o especialista, o avanço da longevidade está ligado ao estilo de vida e à prevenção. O futuro, segundo ele, aponta para uma geração que desacelera mais tarde, mantendo a independência até os últimos anos de vida.
Margareth Dalcolmo: “O SUS é um tesouro nacional”
A médica e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Margareth Dalcolmo, ressaltou em sua palestra o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) como um dos maiores patrimônios do Brasil.
“O país que tem o SUS é o país que tem na mão um tesouro”, afirmou.
Para a especialista, o sistema público é essencial por oferecer uma linha de cuidado integral, do nascimento à velhice, abrangendo prevenção, vacinação e promoção da saúde.
“Para viver mais, tem que vacinar. Hoje o próprio SUS cobre uma porção de vacinas, inclusive para a população mais idosa”, reforçou Dalcolmo, lembrando que a imunização é uma das principais ferramentas da longevidade.
Alexandre Kalache: a revolução da longevidade é um desafio coletivo
Outro destaque do Fórum foi a fala do médico gerontólogo Alexandre Kalache, consultor de longevidade do Grupo Bradesco Seguros e presidente do ILC-Brazil (Centro Internacional de Longevidade). Em sua palestra, Kalache alertou para a falta de preparo das instituições de ensino e dos profissionais de saúde diante do envelhecimento populacional e seus impactos emocionais e sociais.
“Nós tivemos uma proliferação assustadora de escolas médicas. Quem são esses docentes que irão preparar os profissionais do futuro? É preciso humanizar. Essa vida mais longa é cheia de altos e baixos, e estamos vivendo uma pandemia da solidão, que afeta, sobretudo, as pessoas idosas”, destacou.
O especialista defendeu que o tema da longevidade deve ser tratado de forma intersetorial, envolvendo diferentes áreas do conhecimento.
“A revolução da longevidade obriga que toda a sociedade, medicina, finanças, design, engenharia, planejamento urbano, trabalhe de forma integrada, criando políticas e soluções para um desafio que não vai embora”, concluiu.
Ana Leoni: finanças equilibradas, mente tranquila
A especialista em comportamento financeiro Ana Leoni trouxe ao público uma reflexão essencial: o equilíbrio financeiro está diretamente ligado ao bem-estar físico, emocional e social, e, portanto, à longevidade.
Para Ana, a capacidade de organizar um aspecto da vida gera um efeito positivo sobre os demais, conceito que ela define como “autoeficácia”.
“Quando você consegue se organizar financeiramente, ou mesmo manter disciplina na atividade física, há um senso de autoeficácia muito grande. Isso reverbera em outros aspectos da vida”, explicou.
A especialista lembrou que questões financeiras mal resolvidas estão na raiz de diversos problemas pessoais e profissionais.
“Muitas pessoas enfrentam dificuldades no trabalho, queda de produtividade, afastamentos e até divórcios causados por questões financeiras. Às vezes achamos que o relacionamento está ruim porque o casal não viaja mais, mas o verdadeiro problema pode estar na vida financeira”, afirmou.
Novos olhares e diálogos sobre envelhecer
O Fórum também contou com a presença da escritora e palestrante internacional Ashton AppleWhite, reconhecida por seu trabalho de combate ao etarismo e defesa de uma visão mais positiva sobre o envelhecimento.
Homenagens: ícones que inspiram gerações
Como em todas as edições, o Fórum da Longevidade prestou homenagens a personalidades que representam o vigor e a inspiração de uma vida ativa em qualquer idade.
As homenageadas deste ano foram Dalal Achcar, mestre de balé, coreógrafa e diretora artística brasileira, e Beth Goulart, atriz, escritora e produtora com uma trajetória marcante no teatro, na televisão e na literatura.
O momento foi marcado por emoção e reconhecimento às trajetórias que inspiram resiliência, arte e propósito.
Longevidade como propósito: um compromisso da Bradesco Seguros
Ao longo de quase duas décadas, o Fórum da Longevidade do Grupo Bradesco Seguros consolidou-se como um dos principais espaços de debate sobre envelhecimento saudável no Brasil. A iniciativa reforça o compromisso da seguradora em promover o bem-estar integral, o autocuidado e o protagonismo em todas as fases da vida.
Mais do que um evento, o Fórum simboliza uma filosofia: envelhecer é uma conquista coletiva, e o caminho para isso passa pela informação, pela saúde e pelo propósito.
A Bradesco Seguros reafirma, assim, seu papel como agente transformador da cultura da longevidade, conectando ciência, comportamento e valores humanos para construir um futuro onde viver mais também signifique viver melhor.
VEJA TAMBÉM
Evento será realizado nos dias 27, 28 e 29 de agosto de 2026, no ExpoRio, no Rio de Janeiro
"Sabe que é Seguro" já tem quatro episódios disponíveis no Spotify e no YouTube
Prêmio Nacional reconhece programa 'Bem-estar Bem, Bem-estar Icatu', que promove a saúde integral dos cola ...



