October 24, 2025
Por 🏆 Seguro Gaúcho | Arthur Moraes
A saúde mental foi um dos pontos centrais da palestra do médico gerontólogo Alexandre Kalache, consultor de longevidade do Grupo Bradesco Seguros e presidente do ILC-Brazil (Centro Internacional de Longevidade), durante o XVIII Fórum da Longevidade Bradesco Seguros, realizado nesta terça-feira (21), no Teatro Bradesco, em São Paulo.
Kalache refletiu sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na saúde mental da população. "Nós sofremos uma pandemia que teve um peso físico de mortes setecentas e vinte mil no Brasil, mas que também deixou um peso enorme na saúde mental. Por essa ansiedade toda, eu confesso que eu próprio sofro até hoje", afirmou.
O médico lamentou que a sociedade não tenha se tornado mais solidária e humanizada após esse período de crise global. "Eu esperava que a gente saísse daquele assalto à nossa integridade de uma forma mais humana, menos individualista. E eu não estou vendo isso. A saúde mental tem que vir em primeiro lugar."
Para o especialista, o desafio da longevidade não se restringe à área da saúde, é um tema transversal que exige respostas intersetoriais. "A revolução da longevidade obriga que toda a sociedade, medicina, finanças, design, engenharia, planejamento urbano, trabalhe de forma integrada, criando políticas e soluções para um desafio que não vai embora."
Kalache também apresentou o conceito dos quatro capitais essenciais para envelhecer bem:
-
Capital de saúde, construído no dia a dia, a partir do modo de viver e se relacionar com o ambiente;
-
Capital de conhecimento, fundamental para a autonomia e as escolhas conscientes;
-
Capital social, que diz respeito às redes de apoio e afeto, "quem vai cuidar de você quando envelhecer?";
-
Capital de segurança e proteção, que envolve estabilidade e tranquilidade para o futuro.
"Em cima desses capitais, é preciso ter um propósito de vida. O que vai me tirar da cama aos 80 anos? Que diferença estou fazendo no mundo para mim, para meus netos, para minha comunidade?", provocou.
O médico reforçou ainda que nunca é tarde para começar a cuidar da própria longevidade. "Quanto mais cedo você se preocupa com o envelhecimento, melhor mas nunca é tarde demais. Comece aos 20, aos 40 ou aos 80, sempre haverá ganhos."
O Fórum da Longevidade Bradesco Seguros, que chegou à sua 18ª edição, reuniu médicos, especialistas, pesquisadores e personalidades para discutir os caminhos de um envelhecimento saudável e ativo. A iniciativa integra as ações do Grupo Bradesco Seguros em prol da promoção da saúde, da prevenção de doenças e da valorização da vida em todas as idades, reforçando o compromisso da empresa com o bem-estar e a longevidade da população.
Confira a entrevista em vídeo!
VEJA TAMBÉM
Evento será realizado nos dias 27, 28 e 29 de agosto de 2026, no ExpoRio, no Rio de Janeiro
"Sabe que é Seguro" já tem quatro episódios disponíveis no Spotify e no YouTube
Prêmio Nacional reconhece programa 'Bem-estar Bem, Bem-estar Icatu', que promove a saúde integral dos cola ...



