November 17, 2025
Por 🏆 Seguro Gaúcho | André Bresolin
Ao longo dos anos o Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul (SindsegRS) engajou-se em ações educativas, apoiando iniciativas que visam conscientizar sobre os perigos do trânsito. Há nove anos estabeleceu uma parceria com a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga para fortalecer as ações que promovem a conscientização para o trânsito, estimulando a valorização e preservação da vida. Durante a manhã de sexta-feira, 14 de novembro, foi realizado na sede do SindsegRS, em Porto Alegre (RS) um café especial com a presença de companhias seguradoras e da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga.
Na abertura da atividade, o presidente do SindsegRS, Ederson Daronco, disse que a entidade compartilha ações em prol de proteger, orientar e destacar a importância da vida na essência de sua palavra para os jovens. “É preciso reconhecer o trabalho realizado pela Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, que há 29 anos atua em todo o Brasil com campanhas, palestras, voluntariados e projetos educativos que já impactaram milhões de pessoas com uma mensagem que continua atual: a vida é o bem mais urgente que temos”, salientou Daronco.
A presidente voluntária e fundadora da instituição, Diza Gonzaga, destacou que que a parceria com o SindsegRS já faz parte da história da Fundação. Ela fez questão de destacar a relevância internacional da organização. “Somos reconhecidos com uma entidade que realiza um trabalho composto por um projeto consistente. Temos as evidências desse trabalho, pois atuamos embasados em dados e estatísticas. Nos últimos tempos temos focado muito na questão da velocidade, pois ela é determinante na letalidade de um acidente”, argumentou Diza.
A coordenadora de projetos e políticas públicas, Gabriela Teló, informou que a Fundação atua para transformar esse cenário por meio de iniciativas de educação, políticas públicas e apoio às famílias. Durante o encontro, foram apresentados programas de contação de histórias voltados a crianças, palestras em empresas, ações com uso de realidade aumentada para sensibilizar adolescentes e projetos de urbanismo tático. Gabriela apresentou dados alarmantes do DataSUS referentes a acidentes de trânsito. “Mais de 36 mil pessoas perderam a vida no trânsito brasileiro em 2024. O crescimento desse número foi impulsionado, sobretudo, por motociclistas — em sua maioria homens jovens. O Brasil ocupa a quinta posição entre os países com mais mortes no trânsito no mundo”, observou Gabriela.
Ainda sobre os óbitos decorrentes de acidentes automobilísticos, a coordenadora da Fundação disse que em Porto Alegre, o cenário também preocupa. “A cada quatro dias, uma pessoa perde a vida no trânsito da capital. Até setembro deste ano, o número de mortes já supera o total registrado em todo o ano passado. E um dado particularmente alarmante: 224 das vítimas tinham até 17 anos”, ressaltou Gabriela.
Ela fez questão de enfatizar que para a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga atua para mudar esse cenário por meio de ações de educação, iniciativas de políticas públicas e apoio direto às famílias.
A atividade oportunizou a reflexão sobre o papel do setor de seguros na proteção à vida e sobre como é possível contribuir para um futuro mais seguro e humano.
VEJA TAMBÉM
Evento será realizado nos dias 27, 28 e 29 de agosto de 2026, no ExpoRio, no Rio de Janeiro
"Sabe que é Seguro" já tem quatro episódios disponíveis no Spotify e no YouTube
Prêmio Nacional reconhece programa 'Bem-estar Bem, Bem-estar Icatu', que promove a saúde integral dos cola ...



